Cirurgia pediátrica inédita é realizada no hospital de Venâncio Aires

-

A implementação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) de Venâncio Aires ainda é recente, mas já tem causado um impacto positivo no serviço de saúde do município e para as famílias de pacientes que precisaram do atendimento.

Em outubro, o hospital realizou uma cirurgia pediátrica inédita e que só foi possível porque a instituição conta com uma UTI. Segundo a médica intensivista pediátrica, Giani Cioccari, que também coordena a unidade no HSSM, o procedimento realizado foi uma decorticação por videotoracoscopia, considerado o melhor tratamento para alguns casos de pneumonia complicada com empiema (pus em grande quantidade entre o pulmão e a parede torácica). “É um procedimento rotineiro em pediatria, mas foi o primeiro caso realizado no HSSM. Estamos podendo proporcionar o tratamento de escolha para esse tipo de pneumonia grave”, explicou a coordenadora da UTI Pediátrica.

O procedimento foi realizado pelo cirurgião pediátrico Thiago Bertotto, há cerca de 15 dias, em uma criança de dois anos, moradora de Pelotas. Conforme a médica Giani Cioccari, a decorticação pulmonar por videotoracoscopia é uma técnica cirúrgica de tórax, na qual se utiliza uma microcâmera acoplada a um sistema composto por processadora de vídeo e monitor. “O procedimento é menos invasivo que a cirurgia convencional, possibilitando uma recuperação pós-operatória mais rápida e com menos dor.”

Além disso, a médica destaca outro ponto importante no novo serviço em Venâncio: a equipe de cirurgia pediátrica do HSSM dispõe da utilização de alteplase, um medicamento da classe dos fibrinolíticos, usados no tratamento de doenças pulmonares. “Ele é colocado no tórax do paciente e, com isso, conseguimos fazer com que saia o pus de dentro do pulmão sem precisar de uma cirurgia mais invasiva. Tem hospitais que não têm condições de fornecer esse tipo de tratamento.”



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido