Com altíssima taxa de ocupação, hospital de Venâncio declara situação de colapso

-

Em comunicado divulgado no início da noite desta quinta-feira, 4, a direção e a administração do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, comunicam situação de colapso na instituição.

No documento, a diretoria informa à comunidade local e regional a exaustão das condições atuais da estrutura física de atendimento e traz números da altíssima taxa de ocupação. O HSSM informa que há uma ocupação de 143% dos leitos de UTI. A capacidade de UTI é de 23 leitos, mas, nesta quinta-feira, 4, são 33 pacientes internados, a partir de adequações na estrutura, inclusive com leitos dentro da sala de recuperação do bloco cirúrgico.

Com relação aos leitos clínicos de Covid, a taxa de ocupação é ainda maior e representa 246%. A estrutura original é de 13 leitos, mas 32 estão em uso. “Chegamos ao limite do nosso atendimento. Não temos mais equipamentos e estrutura física que comporte a demanda”, diz o documento assinado pelo presidente Luciano Spies, pelo diretor técnico Guilherme Fürst Neto e pelo administrador Fernando Siqueira. O documento é dirigido à comunidade em geral, à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e aos gestores municipais da microrregião, composta, além de Venâncio, pelos municípios de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado. 

A situação é grave. Atualmente há 16 pacientes em fila de espera para transferência para leitos de UTI. Estes, conforme o hospital, vêm recebendo atendimento em regime intensivo no Pronto Atendimento. “Desse momento em diante, qualquer novo paciente que precisar de atendimento hospitalar na cidade de Venâncio Aires precisará ser removido para outras cidades. A situação é de colapso”, finaliza o comunicado.

Respiradores

Conforme a direção do hospital, o Estado emprestou dois respiradores na quarta-feira, 3, e que já estão em uso. Nesta quinta-feira foram requisitados mais equipamentos, porém, o Estado não tem mais equipamentos, nem mesmo a previsão de disponibilizá-los. 

LEIA MAIS:

Hospital já tem 33 pacientes em UTI, dez acima da capacidade



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido