Com chegada de novas vacinas, RS quer iniciar vacinação de idosos com mais de 85 anos

-

O Rio Grande do Sul deve receber, neste fim de semana, 193,2 mil novas doses da CoronaVac. Com esta quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde, o Governo do Estado pretende iniciar a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a vacinação dos profissionais da saúde. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, na sexta-feira, 5.

O Ministério da Saúde ainda não informou a previsão de data e horário de envio das vacinas para os Estados. Assim que chegarem ao solo gaúcho, a Secretaria da Saúde (SES) distribuirá para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), que repassarão aos municípios. Os quantitativos por região e cidade ainda estão sendo calculados.
Todas as 193,2 mil doses serão repassadas, sem reserva pelo Estado. Do total previsto, aproximadamente 147 mil destinam-se aos idosos, montante suficiente para atingir cerca de 43% população com mais de 85 anos. As outras cerca de 46,2 mil doses servirão para alcançar em torno de 78% dos profissionais que trabalham em unidades de saúde no Estado.

“A expectativa é de que, na segunda-feira, 8, as vacinas destinada para a região cheguem em Santa Cruz do Sul. A partir daí teremos acesso a dados para definirmos quantas doses serão destinada para cada município”, destaca a responsável pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis.

Com isso, ao longo dos primeiros dias úteis da próxima semana, Venâncio Aires e microrregião terão acesso efetivamente ao número de doses a que terão direito. Caso seja significativo, como é a promessa do Ministério Saúde, a vacinação ao público-alvo da primeira fase da campanha de vacinação poderá ser agilizada. Apenas municípios que já atingiram 100% do público-alvo da primeira fase e tiverem doses remanescentes é que poderão avançar na vacinação de idosos.

Venâncio

Quando iniciar a vacinação em massa dos idosos, a intenção é criar um espaço especifico no Parque Municipal do Chimarrão, dentro do formato de drive-thru, conforme a coordenadora do setor de Imunizações de Venâncio Aires, Patrícia Durante. Mas para que isso, de fato aconteça novas doses precisam estar asseguradas.

“Poderemos ter vários pontos de vacinação e a pessoa nem precisará sair do carro. Com várias equipes, poderemos criar um ambiente que agilize a imunização”, destacou a coordenadora do setor de Imunizações de Venâncio Aires, Patrícia Durante, em entrevista programa jornalístico Terra em Meia Hora, da Terra FM, na quinta-feira, 4.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido