Com vacinação do grupo com comorbidades, imunização ultrapassa 20% da população

-

Começou na manhã de ontem, 30, a vacinação contra o coronavírus em pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, doença renal crônica, obesidade mórbida, entre outras, com idade entre 55 e 59 anos. Somente no primeiro dia de ações para o novo grupo, foram aplicadas 558 vacinas. Com isso, Venâncio Aires chegou a 14.660 pessoas vacinadas com a primeira dose, ou seja, mais de 20,3% da população. Já na segunda dose, são 5.442 vacinados.

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, destaca que é muito importante avançar para o grupo das comorbidades na vacinação contra a Covid-19, já que são essas pessoas as principais atingidas por complicações, internações na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e óbitos. Durante esta semana, a programação segue até a sexta-feira, 7, (veja o box). A projeção é que 500 doses sejam aplicadas por dia neste grupo.

A enfermeira coordenadora do setor de Imunizações do município, Roselene Heinen, explica que a estratégia usada nesta etapa é semelhante a que foi usada com os idosos. “Vamos sempre observar a procura pela vacina, assim que menos pessoas comparecerem, podemos partir para a fase dois, que terá diminuição gradativa de idades”, esclarece. No interior, a vacinação continua sob agendamento com a unidade de saúde da localidade ou com os enfermeiros responsáveis.

Esperança

No início da manhã de ontem, a vacinação deste grupo teve início no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir e um grande número de pessoas foi em busca do imunizante, o que gerou filas. No entanto, aos poucos, a situação foi sendo controlada. Até as 10h, mais de 300 doses já haviam sido aplicadas. “O movimento sempre é maior no primeiro dia”, considera a enfermeira supervisora ligada ao Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), Camila Regina Lopes. Ela estava no local com alunos do curso técnico em Enfermagem, que atuaram de forma voluntária na ação.

Uma das pessoas que compareceu foi Modesto Amilton de Freitas, 58 anos. O morador de Linha Taquari Mirim foi até o pavilhão acompanhado do primo para se vacinar. Freitas faz parte do grupo de pessoas com comorbidades, por ser diabético e hipertenso.

Quem também se vacinou na manhã de segunda-feira, 3, foi a dona Neloci Thiesen Neves, 59 anos. Ela é hipertensa e aguardava ansiosa pela vacina. “Me tornei avó há pouco tempo e ainda não consegui visitar meu neto”, declara a moradora de Linha Lucena que, agora protegida, terá mais confiança para ver o neto. Assim como as demais pessoas, Neloci recebeu a vacina da AstraZeneca e a segunda dose está agendada para o dia 26 de julho.

Neloci aguardava ansiosa pela vacina. (Foto: Luana Schweikart)
Neloci aguardava ansiosa pela vacina. (Foto: Luana Schweikart)

Laudo médico é necessário para se vacinar

• Para receberem a vacina, pessoas com comorbidades precisam apresentar laudo médico, atestado ou receita médica com validade de até um ano. Alguns grupos especiais devem realizar agendamento (veja no box).
• Segundo a enfermeira Camila Regina Lopes, é necessário que as pessoas levem um comprovante da sua comorbidade, podendo ser até o receituário médico dos medicamentos, desde que esteja dentro da validade.
• As informações são anotadas para controle da equipe e apenas o atestado de pacientes oncológicos é retido.
• Pessoas incluídas em alguma etapa anterior da vacinação e que ainda não receberam a primeira dose, podem comparecer até um ponto de vacinação para ser imunizado.

Mais doses

1 Na manhã de ontem, o Rio Grande do Sul recebeu mais 413.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz para pessoas com comorbidades. Elas serão destinadas para iniciar a fase 2 do grupo: gestantes e puérperas maiores de 18 anos, pessoas com comorbidades de 40 a 53 anos e pessoas de 40 a 54 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

2 Já o quantitativo de 32.760 doses da Pfizer/Biontech chegaram ao Rio Grande do Sul no final do dia de ontem.

3 Para dar continuação à vacinação das segundas doses, no sábado, 1º, chegou ao estado uma remessa de 22.800 doses da Coronavac/Butantan.

4 O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, estima que em torno de três mil novas doses de vacinas devem chegar ainda nesta semana para continuar a aplicação das primeiras doses.

5 Já para compensar as segundas doses atrasadas – em torno de 1,5 mil –, uma pequena quantia deve chegar no município esta semana, porém, a quantidade ainda será pequena. “A expectativa é que o Butantan mande na semana que vem uma quantidade considerável da vacina Coronavac”, afirma.

Cronograma de vacinação e agendamentos

• Hoje: Comunidade Nossa Senhora Rainha, no bairro Coronel Brito, das 8h às 14h. UBS Gressler, das 17h às 19h.
• Amanhã: Ginásio do bairro Macedo, das 8h às 14h. Na UBS Gressler, das 17h às 19h.
• Quinta-feira, 6: Comunidade Santa Ana, no bairro Diettrich, das 8h às 14h. Na UBS Gressler, das 17h às 19h.
• Sexta-feira, 7: Comunidade Cidade Nova, das 8h às 14h. Na UBS Gressler, das 17h às 19h.

Agendamentos

• Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades: 2183-0249
• Pessoas com síndrome de Down: 2183-0249
• Pessoas com doença renal: 3741-3318
• Pessoas com deficiência permanente (BPC 55 a 59 anos): 2183-0249
• Imunossuprimidos: 2183-0774

Gestantes

As gestantes e puérperas acima de 18 anos com comorbidades também serão vacinadas. A enfermeira coordenadora do setor de Imunizações, Roselene Heinen, destaca que a procura pela vacina por gestantes está boa, mesmo que inicialmente a orientação era de que esse público não deveria ser vacinado. “Os estudos estão avançados e mostram que a vacina da Covid-19 é uma proteção tanto para a mãe quanto para o bebê. As gestantes não precisam ter medo nenhum. A vacina só trará benefícios”, enfatiza.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido