Começa a vacinação de crianças contra a Covid-19 em Mato Leitão

-

Há um ano, a enfermeira Kátia Heinen, que é coordenadora municipal das imunizações e da epidemiologia, era a primeira pessoa de Mato Leitão a ser vacinada contra a Covid-19. Hoje, 19 de janeiro, ela novamente fazia parte de um marco histórico no combate à pandemia do coronavírus: o início da vacinação das crianças.

A aplicação das doses pediátricas da Pfizer, na faixa etária entre 5 e 11 anos, começou simultaneamente em todos os municípios do Rio Grande do Sul nessa quarta-feira. Na primeira remessa enviada pelo Estado, por meio da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Cruz do Sul, a Cidade das Orquídeas foi beneficiada com 20 doses. Todas foram aplicadas ontem.

A primeira criança vacinada em Mato Leitão foi o estudante do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua, Geovane Gabriel Mai, 11 anos. Na companhia da avó materna, Filisbina da Silveira, 52 anos, ele caminhou cerca de uma hora da casa onde residem, na Estrada dos Neves, em Vila Santo Antônio, até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, onde está localizada a Sala de Vacinação.

“Semana passada quando fiz a terceira dose tinha perguntado se ele podia fazer, mas ainda não estava liberado. Ontem [terça-feira, 18], quando a agente de saúde avisou, ficamos felizes. Todos da família já fizeram a vacina, só faltava ele”, relatou. A avó ainda disse que sempre confiou no imunizante e que decidiu que ele faria porque tem medo de ele se contaminar com a doença. “Temos que cuidar da saúde”, destacou.

Atendimentos

Segundo Kátia, o contato com as famílias para saber do interesse e agendar a aplicação da dose está sendo feito, mais uma vez, com o auxílio das agentes comunitárias de saúde. A orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi iniciar a vacinação pediátrica em quem tem comorbidades. Como Mato Leitão não tinha tantas crianças que se enquadravam nesse perfil, as restantes foram aplicadas em crianças sem comorbidades. No momento, a Secretaria de Saúde aguarda o envio de novas doses para seguir com a campanha.

Para receber a vacina, a criança precisa estar acompanhada de um responsável, apresentar Carteira de Vacinação e o CPF ou Cartão do SUS. Além disso, após a aplicação é preciso permanecer na unidade de saúde por 20 minutos. De acordo com a enfermeira, nos dias em que houver a aplicação de doses pediátricas, não haverá a imunização de adultos.

  • 420 é o número de crianças que Mato Leitão que se enquadram na faixa etária entre 5 e 11 anos. O número foi confirmado por meio de levantamento realizado pelas agentes comunitárias de saúde.

Vacinação de adultos

• Na terça-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão para vacinação de adultos contra a Covid-19. O atendimento na UBS Central se estendeu até as 20h e 60 pessoas foram imunizadas, a maioria com a dose de reforço.

• O alerta para quem está com a segunda dose em atraso continua. Cerca de 70 moradores do município precisam colocar o esquema vacinal em dia. Na quinta-feira, 20, aconteceu aplicação de primeiras e segundas doses. Além disso, quem recebeu a segunda aplicação até 20 de setembro também pôde procurar pelo reforço.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido