O secretário de Saúde de Venâncio Aires, Tiago Quintana, o presidente do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Marcelo Farinon, e o administrador da instituição, Luís Fernando Siqueira, estiveram em Brasília, nesta semana. A viagem foi para visitar deputados federais e senadores, na tentativa de buscar emendas parlamentares que possam ajudar financeiramente o hospital.
“Tivemos três dias bastante intensos nos corredores, túneis e andares que compões as estruturas do Congresso. Nas visitas referendamos a nossa casa de saúde na composição por emendas e também nas discussões sobre as melhorias que são urgentemente necessárias ao SUS, no sentido de adequação dos valores de repasses dos serviços”, destacou Marcelo Farinon.
Ainda segundo o presidente do HSSM, embora tenham sido visitados quase todos os parlamentares, se sabe que as definições não ocorrem imediatamente. “O momento é de composição das chamadas emendas ‘guarda-chuva’ e que as indicações ocorrerão no final de fevereiro do próximo ano. Visitamos praticamente todos e os que não conseguiram nos receber pessoalmente pelas diversas agendas, fizemos a troca de contato com os gabinetes e deixamos nosso material.”
O secretário de Saúde, Tiago Quintana, avaliou a viagem como positiva e disse que o trabalho, agora, é de mobilizar as lideranças políticas locais. “Não é agora quase se definem as indicações, mas marcamos território. Seguimos nas articulações com as lideranças locais e dos partidos, além dos municípios da microrregião. Isso conta muito”, disse Quintana.
Como as emendas ainda não estão definidas, a comitiva não pediu valores específicos. Ainda assim, a expectativa é superar o valor das emendas recebido em 2023, que chegou a R$ 1,6 milhão.