Encontro no Ministério da Saúde (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Encontro no Ministério da Saúde (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Venâncio Aires - O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, o secretário municipal de Saúde, Alan da Rosa, e a direção do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), através do presidente Marcelo Farinon e do administrador Fernando Siqueira, cumprem agenda nesta terça, 11, e quarta-feira, 12, em Brasília, em busca de apoio financeiro e institucional para a saúde do município. A comitiva participou de reuniões com parlamentares e autoridades do Ministério da Saúde em busca de emendas e do reequilíbrio do financiamento federal, que hoje apresenta defasagem em relação ao volume de atendimentos realizados.

Na tarde da terça-feira, 12, na gerência da região sul do Ministério da Saúde, o grupo apresentou um panorama da atual situação financeira do setor e defendeu a necessidade de revisão dos repasses federais. Atualmente, grande parte dos custos com serviços de média e alta complexidade tem sido mantidos pela Prefeitura, o que pressiona o orçamento municipal e compromete a sustentabilidade dos atendimentos de atenção básica prestados à população, que são de obrigação municipal.

Na pauta, além da necessidade de ampliar o teto de Média e Alta Complexidade (MAC) e de credenciar novos Agentes Comunitários de Saúde, medida que fortalecerá a atenção básica e reduzirá a sobrecarga sobre os serviços de urgência, o grupo levou o pedido de atualização dos valores destinados ao custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em busca de recursos emergenciais enquanto o financiamento não é equilibrado pelo Ministério, os representantes venâncio-airenses ainda cumpriram roteiro com parlamentares gaúchos para a captação de emendas. Segundo Jarbas da Rosa, a pauta tem caráter emergencial e estratégico. “O município tem feito grandes esforços para manter a qualidade do atendimento, mas é fundamental que os repasses federais acompanhem a realidade e a demanda que Venâncio Aires tem enfrentado. Estamos aqui para buscar equilíbrio e garantir que o Hospital siga funcionando com segurança e qualidade”, destacou o prefeito.

A direção do Hospital São Sebastião Mártir também reforçou a importância do apoio institucional e parlamentar para garantir estabilidade financeira à instituição. A comitiva retorna ao município com a expectativa de avanço nas tratativas e acompanhamento técnico dos pleitos apresentados.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)