Após a confirmação de transmissão comunitária da variante Delta (B.1.617.2) do Coronavírus no estado do Rio Grande do Sul, a preocupação com o aumento no número de casos é iminente.
Embora não existam evidências de que a variante Delta induza a um quadro mais ou menos agressivo de contaminação pelo Coronavírus, foi comprovado cientificamente que essa variante possui maior transmissibilidade do que as demais linhagens do vírus.
Além disso, a variante Delta é considerada uma “variante de preocupação” (variants of concern, ou VOC, em inglês), ou seja, essa nova cepa apresenta mudança no comportamento do vírus.
Para se proteger contra a nova cepa do vírus, é necessário tomar duas doses da vacina contra o Covid-19 – ou dose única no caso da vacina da Janssen. No entanto, nenhum dos imunizantes oferecidos pelo sistema de saúde nacional e internacional impede a contaminação e transmissão do vírus.
Por essa razão, é importante conciliar a vacinação com outros cuidados, como a higienização correta das mãos, uso de máscara de proteção, distanciamento social e ventilação de ambientes fechados.
Para higienizar as mãos corretamente, ensaboe as palmas e costas das mãos, entre os dedos, debaixo das unhas e os punhos por cerca de 20 segundos, depois enxágue as mãos em água corrente e seque-as com toalha de tecido limpa ou toalha de papel.
Em relação às máscaras de proteção, recomendamos a utilização de máscara cirúrgica, máscara PFF2/ N95 ou máscara de tecido com boa vedação, caso você não tenha acesso às duas primeiras opções.
Como você pôde notar, as estratégias para se proteger contra a variante Delta do Coronavírus não mudam, pois a transmissão dessa variante não é diferente das demais linhagens do vírus.
Fortalecer o sistema imunológico diminui o risco de contaminação pela variante Delta
Fortalecer o sistema imunológico também pode ajudá-lo a se proteger contra a variante Delta. Para manter o funcionamento do sistema de defesa você deve manter uma alimentação saudável, sono de qualidade e evitar o estresse.
Segundo Anabel Rodrigues, editora de saúde do Portal Saudável e Forte, o suplemento de vitamina C com zinco é um grande aliado do sistema imunológico, pois ajuda na formação de anticorpos e demais células de defesa do organismo. Também é importante reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, eliminar o tabagismo e manter o peso corporal adequado, pois o sobrepeso pode deixar o organismo mais suscetível a doenças, inclusive as causadas pela contaminação por vírus.
Com os cuidados adequados, os riscos de contaminação pela variante Delta serão drasticamente reduzidos e, consequentemente, o aumento no número de casos será controlado pelas autoridades de saúde.
Ao apresentar sintomas de contaminação por Covid-19, você deve procurar uma unidade de saúde, pública ou privada, para tratar a doença em seus sintomas iniciais e minimizar possíveis complicações decorrentes da contaminação.