Covid-19: adultos já imunizados agora esperam para levar os filhos pequenos

-

Foram nada menos que 745 doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas em quatro horas na manhã do último sábado, 8, no Centro de Venâncio Aires, durante o mutirão organizado pela Prefeitura.

O movimento de chegada e saída foi intenso e por isso as filas se mantiveram desde o amanhecer até o meio-dia, ocupando a Travessa São Sebastião Mártir e contornando a rua Tiradentes. “Isso me deixa muito feliz. O pessoal acatou à necessidade de manter o esquema vacinal em dia”, comentou a vice-prefeita, Izaura Landim. Ela, que é enfermeira, novamente participou dos trabalhos, assim como servidores da Secretaria de Saúde e de outras pastas municipais, para ajudar a agilizar as entrevistas, a conferência dos cartões e na aplicação das doses.

Filas se formaram já nas primeiras horas da manhã de sábado para o mutirão (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Oferecer um horário alternativo foi ideia não apenas para convocar os ‘atrasados’, mas dar mais uma opção para quem trabalha entre a segunda e a sexta e não consegue fazer nestes dias. Foram disponibilizadas doses 1, 2 e 3, para pessoas com mais de 12 anos, mas, dos que foram ao Centro no fim de semana, a maioria buscou o reforço, a chamada dose três. “Uns 90% que vieram foi para a terceira dose, o que é excelente. Durante a semana já tivemos uma grande procura”, destacou Janete de Souza, coordenadora do Setor de Imunizações da Prefeitura.

Entre os ‘reforçados’ contra a Covid está o casal Norival Schonardt, 48 anos, e Marione Dias, 47. “Trabalhamos durante a semana, por isso viemos hoje. Chegou a hora da terceira dose”, comentou o metalúrgico. Com eles estava a filha Letícia, de 6 anos. Conforme Marione, a expectativa agora é pela vez da pequena poder se vacinar. “Ela vai fazer sim, estamos só esperando”, disse a mãe.

Sobre quando isso vai acontecer, a previsão do Ministério da Saúde é que as primeiras doses para crianças entre 5 e 11 anos cheguem ainda nesta semana. Já para os municípios, a expectativa do prefeito Jarbas da Rosa é a próxima segunda-feira, 17.
Como não deve ter vacina suficiente na primeira etapa, a tendência é seguir a orientação de vacinar primeiro crianças com comorbidades e depois na ordem decrescente de idade.

Edson e Rejane, agora com o reforço feito, também aguardam para que a filha caçula, Alícia, de 8 anos, possa receber a vacina (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Cobrança

Também completando o prazo para a terceira dose, o casal Edson Gilberto Schuch, 50 anos, e Rejane Henn, 45, aproveitou o mutirão do sábado. Para eles, o aumento de casos recente em Venâncio tem a ver com as viagens feitas sem a devida proteção. “Não é problema querer se divertir ou viajar. Mas tem gente que foi com dose atrasada e acho que isso facilitou a transmissão”, opinou o vendedor.

Já Rejane entende que a cobrança por parte do poder público e das próprias empresas deveria ser ainda maior. “É óbvio que precisamos nos vacinar e acho que tem que cobrar, tem que exigir o cartão de vacina em dia. Tem muita gente que nem a primeira dose fez e vai ficar por isso mesmo”, lamentou a dona de casa.

Edson e Rejane tem dois filhos. Enquanto Arthur, de 15 anos, já recebeu duas doses, a caçula Alícia, de 8, será a próxima. “Estamos só esperando para levar a Alícia. Ela vai fazer também assim que liberar para as crianças”, confirmou Rejane.

Vacinação nesta semana

• Nos postos de saúde de bairros (ESF 1 Caic, ESF 2 Coronel Brito, ESF 3 Macedo e ESF 4 Santa Tecla), o horário de aplicação das vacinas será das 9h às 11h e das 13h30min às 16h.
• Na ESF Santa Tecla, terá horário especial na sexta-feira, pela manhã: das 7h30min às 11h. Todos estes postos estarão fechados nas sextas à tarde para reunião de equipe.
• No Posto Central, junto ao Centro Materno Infantil, a vacinação será das 7h45min às 11h e das 13h30min às 16h. Nas quintas-feiras pela manhã o posto fechará às 10h30min para reunião interna.
• Na Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler, será das 9h às 11h e das 13h30min às 19h. O local estará fechado todas as sextas à tarde das 15h às 17h.
• Na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Tecla, será das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. A unidade fechará nas sextas à tarde às 15h.
• Nas unidades de saúde do interior, as vacinas contra Covid-19 só são aplicadas mediante agendamento através do telefone com cada local.

*Colaborou Luana Schweikart



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido