Da infância à fase adulta, prevenção é o melhor remédio

-

A odontopediatra Camila Deves completa em janeiro do próximo ano 20 anos de formação em Odontologia. A decisão de se especializar em Odontopediatria surgiu ainda na fase de formação superior, quando teve algumas experiências e se apaixonou pela área. Ela recorda que, à época, recebeu muitas críticas pela escolha, por muitos acreditarem ser ‘uma loucura’ a opção de cuidar da saúde bucal das crianças. “Eu escolhi o que eu queria, o que me deixava feliz. Passei por dificuldades no início, mas hoje colho o que plantei”, ressalta.
Camila afirma que vê com muita satisfação a mudança na realidade de forma geral, até mesmo cultural, no sentido das famílias entenderem a importância da prevenção. “Antigamente as pessoas só procuravam o dentista quando tinham algum problema. Eu percebi durante todos esses anos o quanto a gente consegue mudar as coisas e o quanto as pessoas acabam seguindo a nova proposta com os bons resultados”, defende.
Camila lembra que antigamente os pais nem atentavam sobre a idade que era necessário levar as crianças até o dentista e nem mesmo a importância de ter esse acompanhamento mais perto no momento da escovação. Se levava as crianças ou até mesmo os adultos procuravam pelos serviços apenas quando tinham uma dor. “Hoje é ao contrário, o foco é levar ao dentista para evitar problemas ou ter um diagnóstico precoce e fácil de ser resolvido”, avalia a dentista.
Camila também tem especialização em ortodontia, o que possibilita dar continuidade a uma preparação que se inicia ainda na infância. “Tenho muitos pacientes que quando eram crianças iniciaram comigo e seguem. Saber que pude contribuir desde cedo com a prevenção de problemas maiores é muito gratificante”, declara a profissional.

ORTODONTIA
A ortodontia é outra área que evoluiu muito, de acordo com a profissional. Muito devido a esse acompanhamento de perto desde cedo, o que permite cuidados e diagnósticos precoces. Camila salienta que aos 5 anos de idade as crianças precisam de uma avaliação ortodôntica, com solicitação de exames, para que se possa fazer esse acompanhamento.
Ela enfatiza que hoje procura-se optar pelas técnicas minimamente invasivas, “a fim de preservar a maior quantidade de tecido dentário sadio, evitando muitas vezes tratamentos mais complexos na fase adulta, como exodontias, implantes e próteses”.

Julho Laranja
A cirurgiã-dentista Camila Deves cita a importância da campanha Julho Laranja quando o assunto é prevenção. A campanha foi criada para incentivar os cuidados precoces em ortodontia. “Tem muita coisa que a gente resolve ainda na fase de crescimento”, garante.
A campanha é chamada Julho Laranja para que seja enfatizada no mês de férias escolares e os pais utilizem esse tempo para levar as crianças para as consultas odontológicas. A cor laranja, no entanto, é por remeter alegria, vivacidade e confiança. No Instagram, na página @julholaranja, é possível acompanhar mais sobre a campanha.

Camila Deves fala sobre importância da prevenção


Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido