Dos oito leitos UTI Covid disponíveis no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), atualmente 10 pessoas estão internadas. Isso mesmo, a matemática não está errada: a UTI do HSSM está atendendo além da sua capacidade máxima e a superlotação ocorre desde quarta-feira, 10.
Com isso, duas pessoas já precisaram ser removidas para outro município nesta semana. Segundo o presidente do hospital, Luciano Spies, os últimos deslocamentos ocorreram na quinta, 11 (um homem), e nesta sexta, 12 (uma mulher). Ambos foram removidos para Santa Cruz do Sul.
Na prática, a UTI do HSSM tem oito leitos habilitados para pacientes Covid, ou seja, que são mantidos com recursos exclusivos para o enfrentamento ao coronavírus. Mas, devido à necessidade, atualmente mais duas pessoas com a doença estão ocupando leitos da unidade ‘normal’.
Necessidade
Segundo Luciano Spies, dos 18 leitos intensivos do hospital, 15 estão em funcionamento, sendo 14 ocupados atualmente. Um ponto importante nessa disponibilidade é que três são sempre para a chamada ‘reserva de contingência’ e não ficam disponíveis para a regulação do Estado. “Fizemos essa reestruturação desde que começou a pandemia, para que haja leito disponível para casos de outras urgências de pacientes de Venâncio e microrregião.”
Ou seja, com a atual superlotação da unidade Covid, caso um paciente com o vírus necessitar de terapia intensiva, deverá ser removido para outro município. “Provavelmente será deslocado, porque a preocupação é que não haja contaminação nos leitos, por isso que já são duas UTIs”, destacou Spies.
Estrutura
- Quando a pandemia começou, a UTI Covid acabou ocupando o local da UTI normal, já que dispõe de estrutura específica, como para hemodiálise, por exemplo. São 10 leitos nela, mas 8 específicos para Covid.
- A UTI normal, ou II, para outros pacientes, tem seus leitos instalados onde era a sala de recuperação do Pronto Atendimento (PA). São cinco em funcionamento e três na reserva.
- Quanto aos leitos do setor Covid, Luciano Spies diz que a ocupação ainda está sob controle. Das 13 camas disponíveis, 11 estão ocupadas.