Dia para reforçar a importância da vacinação contra a pólio

-

A poliomielite, ou simplesmente pólio, é uma doença que causa paralisia e pode ser fatal. Ela ainda ameaça as crianças de algumas partes do mundo. Por isso, o Rotary e seus parceiros lideram os trabalhos de erradicação mundial da pólio há mais de 30 anos. A iniciativa Pólio Plus foi a primeira a abraçar a erradicação da paralisia infantil por meio da vacinação de crianças em grande escala. Como integrante da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, o Rotary se concentra na defesa e difusão da causa, arrecadação de fundos, voluntariado e aumento da conscientização sobre a necessidade de acabarmos com a poliomielite.

Neste sábado, 24, é celebrado o Dia Mundial de Combate a Pólio que alerta para a importância da vacinação. Conforme o integrante do Rotary Club Venâncio Aires, Ramon Schwengber, todos os rotarianos estão convidados a realizar alguma ação específica de combate à pólio. Cabe salientar que o Rotary tem uma uma extensa relação com o combate à poliomielite. Em setembro de 1979 alguns rotarianos deram as primeiras ‘gotinhas’ de pólio nas Filipinas, o sucesso foi tão grande que em 1985 o Rotary Internacional lançou a campanha Pólio Plus, e até hoje mais de 2,5 bilhões de crianças já foram vacinadas com a campanha. Com o tempo, a erradicação da pólio aconteceu no Brasil, mas as campanhas continuam com o esforço dos rotarianos”, explica.

Mobilização

Venâncio Aires, assim como todo o Brasil, realizou o Dia D de vacinação no último sábado, 17. Porém, a meta de vacinação no município ainda não chegou a 50%, segundo a enfermeira responsável pelo setor de Imunizações do município, Carla Lili Müller. “Nossa meta é imunizar 2.869 crianças, mas até agora aplicamos 1.212 doses. Estamos com apenas 42% das crianças imunizadas.”

Carla explica que existem duas possibilidades de vacinação contra a pólio: oral e injetável. Crianças até quatro anos (11 meses e 29 dias), que nunca foram vacinadas contra a paralisia infantil, recebem as três primeiras doses pela vacina injetável inativada. Depois das três primeiras, os reforços continuam com a vacina oral poliomielite, ou seja, as duas gotinhas. A vacina oral também é usada nas campanhas anuais contra a poliomielite, até os cinco anos de idade.

A campanha de imunização segue até o dia 30 de outubro. Em Venâncio Aires, devido o feriado do Dia do Servidor, comemorado no dia 30, a vacinação pode ser feita até o dia 29 em todos os postos de saúde com sala de vacinação.

Pólio

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), podendo infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas). Pode provocar ou não paralisia.

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. Se as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição forem infectadas, a doença pode ser mortal. O período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 e 14 dias.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido