Nesta quinta-feira, 25, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Por isso, como em todos os anos, o Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires fará uma programação especial em alusão à data. Conforme a enfermeira coordenadora do setor, Daiana Keller, nesta semana a equipe estará distribuindo brindes aos doadores, além de oferecer um horário especial para quinta-feira, 25, e sábado, 27 (veja no box).
A profissional comenta que no momento o estoque do banco de sangue é satisfatório, mas que em poucos dias, ou com grande quantidade de casos urgentes, a situação muda, por isso a importância de mobilizar doadores todos os dias. Cada doação passa por procedimentos, para separar a parte vermelha do sangue, as plaquetas e o plasma. Cada um tem uma validade diferente, por isso as profissionais que atuam no banco de sangue devem estar atentas aos prazos e à manutenção do estoque dos três elementos.
Antes de realizar uma transfusão, o sangue é analisado e passa por uma avaliação para constatação de que é compatível com o paciente, pois mesmo sendo o mesmo tipo sanguíneo, rejeições podem acontecer devido aos anticorpos e outros organismos do corpo. Daiana explica que apesar do tipo ‘O-‘ ser considerado doador universal e o tipo sanguíneo ‘AB+’ ser o receptor universal, as doações devem passar por estes testes de compatibilidade. A demora desde a solicitação do sangue até efetivação da transfusão é de em torno de uma hora, tudo dependendo de uma aprovação imediata, senão o tempo de processamento é maior ate chegar ao paciente.
Primeira experiência
Em maio deste ano, a contadora Vanessa Andréia Hanzen, de 31 anos, doou sangue pela primeira vez. Ela estava com um pouco de receio, pois muitas pessoas falaram ter passado mal. Porém, foi tudo muito tranquilo. “Todo o processo é muito rápido. Em questão de cinco minutos, estava com a bolsa cheia”, afirma. A recomendação dela é que cada um que tenha condições, faça uma doação para saber a reação do corpo, pois a maioria das pessoas não tem grandes problemas ao passar pela doação. “A entrevista é rápida, o local é confortável e a equipe é maravilhosa”, diz. Vanessa já está com a segunda doação agendada para este sábado, 27.
A sensação, segundo Vanessa, é de dever cumprido. “Não sabemos quem vamos ajudar, mas vejo que é um dever nosso também. O hospital está sempre disponível para nos socorrer e não sabemos quando nós mesmos vamos precisar”, destaca. Além disso, a contadora observa que a doação também é um momento de check-up rápido do doador, pois o sangue retirado passa por exames e qualquer alteração é comunicada.
Orientações
• Daiana Keller explica que para realizar a doação é necessário que a pessoa esteja alimentada, sem ingerir álcool nas últimas 24 horas, tenha mais de 50 quilos e esteja portando documento de identidade.
• Menores de 18 anos podem doar apenas com autorização dos responsáveis e devem estar acompanhados no ato.
• Algumas restrições também devem ser seguidas. Pessoas que fizeram tatuagem devem esperar seis meses para doar sangue; lactantes só podem doar quando o filho estiver com mais de um ano de idade; pessoas que tiveram qualquer procedimento cirúrgico devem passar por avaliação e analisar o caso antes da doação.
• Não podem doar: gestantes, pessoas que já fizeram tratamento contra algum câncer, pessoas com HIV, hepatite B ou C e aquelas com problemas cardíacos ou que tiveram AVC.
• Pessoas infectadas com Covid-19 devem esperar 30 dias após a cura para doar.
• Pessoas vacinadas com o imunizante Coronavac devem esperar 48 horas para fazer uma doação. Já as vacinas dos outros fabricantes (Janssen, Pfizer e Astrazeneca) precisam de uma espera de sete dias.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses. Já mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo de três meses.
Horários do Vital Banco de Sangue
• Normalmente, coletas são feitas apenas na parte da manhã, das 7h30min às 11h30min, de segundas a sextas.
• Na quinta-feira, 25, haverá coletas durante todo o dia, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 15h30min.
• No sábado, 27, haverá horário especial para coletas de sangue na parte da manhã, das 8h às 11h.
• Todas as coletas devem ser agendadas pelo telefone (51) 3741-7349 ou pela página do Vital Banco de Sangue no Facebook.
Compatibilidade dos tipos sanguíneos
• AB+ é considerado receptor universal e pode doar apenas para AB+
• AB- recebe dos tipos O-, B-, A- e AB- e doa para AB- e AB+
• O- recebe somente do tipo O- e é considerado doador universal
• O+ recebe dos tipos O- e O+ e doa para O+, A+, B+ e AB+
• B- recebe dos tipos B- e O- e doa para B-, B+, AB- e AB+
• B+ recebe dos tipos B+, B-, O+ e O- e doa para B+ e AB+
• A- recebe dos tipos A- e O- e doa para A-, A+, AB- e AB+
• A+ recebe dos tipos A+, A-, O+ e O- e doa para A+ e AB+
LEIA MAIS: