Mais profissionais da saúde e idosos com 75 anos ou mais, poderão iniciar o processo de imunização contra o coronavírus, em Venâncio Aires, a partir desta sexta-feira, 19. Foram 1.930 doses liberadas para o município, na remessa de imunizantes que chegou ao Rio Grande do Sul nesta semana. As doses chegaram na tarde desta quinta-feira, 18, na Capital do Chimarrão e serão usadas para a primeira aplicação do imunizante. Todas as doses são da vacina CoronaVac do laboratório Butantan.
Conforme a coordenadora do Setor de Imunizações da Prefeitura, enfermeira Patrícia Durante, o município programou para sexta-feira, 19, e sábado, 20, a aplicação das novas doses. Na sexta para trabalhadores da saúde, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, das 8h30min às 16h, e no sábado, para idosos com 75 anos ou mais, em sistema drive-thru, no Parque Municipal do Chimarrão, das 8h às 16h.
Ministério retifica
Do total de novas doses recebidas nesta semana, 350 serão para profissionais da saúde. Porém, o Ministério da Saúde, através de um comunicado ao Município, exclui do grupo prioritário, os profissionais que atuam em academias de saúde, clubes, salões de beleza, clínicas de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal. Já os agentes funerários foram incluídos neste grupo que tem prioridade para receber a vacina. O Setor de Imunizações reforça que para ser vacinado é indispensável que o profissional comprove estar atuando na área, além de apresentar registro profissional.
Já os idosos, no sábado, devem apresentar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de vacinação para receber a primeira dose. A vacinação deste público continua sendo realizada por sistema drive-thru, no Parque do Chimarrão, com entrada dos carros pelo portão principal, até a parte baixa do parque, seguindo a orientação da equipe de apoio da vacinação.
Descentralizar
Pensando em quem tem dificuldades para se deslocar até o Parque do Chimarrão ou até o Centro da cidade para receber a vacina, o prefeito Jarbas da Rosa solicitou ao Setor de Imunizações, a descentralização da aplicação das doses. A partir da próxima semana, pontos estratégicos de bairros e do interior de Venâncio Aires também terão equipes para aplicar as doses nos grupos prioritários. Conforme a coordenadora do setor, um roteiro com locais, datas e contatos para agendamentos está sendo elaborado para ser colocado em prática já na próxima semana. “Precisamos organizar bem este roteiro, já que cada frasco da vacina CoronaVac do laboratório Butantan oferece 10 doses, ou seja, depois que um frasco é aberto, temos até oito horas para vacinar dez pessoas”, explica Patrícia.
Segunda dose
Segue valendo para esta sexta-feira, 19, a aplicação da segunda dose da vacina para idosos que receberam a primeira dose contra o Coronavírus em 19 de fevereiro. Será das 8h30min às 16h no Parque Municipal do Chimarrão.
LEIA MAIS: