Ocorre hoje mais uma ação de drive-thru para aplicação de vacinas contra a Covid-19 em Venâncio Aires. Os idosos de 67 a 69 anos poderão receber a primeira dose do imunizante das 8h às 16h, no Parque Municipal do Chimarrão. Para receber a vacina, os idosos devem levar documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de vacinação, caso tiver.
A abertura de vacinação exclusiva para essa faixa etária ocorre porque, para a próxima semana, o Município definiu um calendário de vacinação com imunizações em pontos descentralizados no centro e bairros de Venâncio Aires. O cronograma contemplará idosos com idade igual ou superior a 67 anos.
Voluntariado
A vice-prefeita Izaura Landim destaca que na ação que ocorre neste sábado, 27, todas as pessoas presentes estarão trabalhando como voluntários, inclusive enfermeiros e técnicos, além de concursados da Prefeitura e pessoas da comunidade.
Até o fim dessa sexta-feira, 26, já haviam sido imunizadas 6.854 pessoas com a primeira dose, e 1.588 com a segunda dose, chegando a quase 10% da população vacinada.
Esclarecimentos
A coordenadora do setor de Imunizações da Prefeitura de Venâncio Aires, Patrícia Durante, esclarece que podem ocorrer situações em que pessoas de outras municípios recebam a vacina em Venâncio Aires. Isso acontece porque existem profissionais da saúde que atuam em Venâncio e também em outros municípios, por isso, devido ao trabalho desenvolvido na Capital do Chimarrão, os profissionais têm o direito de receber a vacina.
O mesmo pode acontecer com idosos que receberam a primeira dose em outras cidades e por motivos de proteção e cuidados, resolveram vir para Venâncio Aires. Desta forma, no município onde estão no momento, esses idosos têm o direito de receber a segunda dose do imunizante. “A 13ª Coordenadoria de Saúde deixou claro que existem casos que devemos usar o bom senso. Não vamos deixar um idoso sem a segunda dose por ter tomado a primeira em outra cidade”, explica Patrícia.
A coordenadora revela que a estratégia usada para aplicação das vacinas tem de ser rápida e inteligente. “Às vezes sobram doses no fim do dia e temos que sair procurando pessoas para recebê-las. Não podemos perder nenhuma dose e eu também não me perdoaria se isso acontecesse”, relata. Por isso, Patrícia alerta para que as pessoas fiquem atentas em todas as ações de aplicação de vacinas, pois novidades podem surgir a qualquer momento, como a diminuição da faixa etária ou o término de doses. Todas as informações oficiais podem ser acompanhadas nas redes sociais da Prefeitura.
Cronograma de vacinação para a próxima semana
- Segunda-feira, 29: das 8h às 11h30min e das 13h às 16h no Ginásio do bairro Cidade Nova e no Pavilhão de Eventos da Paróquia São Sebastião Mártir.
- Terça-feira, dia 30: das 8h às 11h30min e das 13h às 16h no ginásio do bairro Macedo e no Parque Municipal do Chimarrão
- Quarta-feira, dia 31: das 8h às 11h30min e das 13h às 16h na Comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito e no Pavilhão de Eventos da Paróquia São Sebastião Mártir.
- Quinta-feira, dia 01: das 8h às 11h30min e das 13h às 16h na Comunidade Santa Ana, do bairro Diettrich e no Parque Municipal do Chimarrão.
Novas doses
Chegou ontem, ao Estado, um novo lote de vacinas contra o coronavírus. Foram 290 mil novas doses do imunizante, desse número 227,4 mil são da CoronaVac/Butantan e 62,6 mil da Oxford/AstraZeneca, que é produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com essa nova remessa, o Rio Grande do Sul já passa de 2 milhões de doses recebidas para o combate ao Covid-19.
A distribuição aos municípios foi iniciada ainda na manhã de ontem. Para Venâncio Aires, essa é a décima remessa de doses recebida. No total, a Capital do Chimarrão receberá 1.830 novas doses, sendo 450 da Oxford/AstraZeneca e 1.380 da vacina CoronaVac/Butantan. O público imunizado com essa remessa serão os idosos com idades de 65 a 69 anos. Conforme dados da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) realizada em 2020, o número de pessoas correspondente a este público é de 2.339.
Antecipação
Em assembleia virtual do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde (Conass) ocorrida na quarta-feira, 24, gestores estaduais e a secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, decidiram fazer avaliação para tratar sobre a antecipação da vacinação de professores e profissionais das forças de segurança. O assunto será pauta em reunião da Câmara Técnica do Ministério da Saúde, na segunda-feira, 29.
Arita afirma que a avaliação deverá levar em conta critérios técnicos do Plano Nacional de Imunizações (PNI). O colegiado de secretários considera que a antecipação só poderá ocorrer assim que todos os idosos forem vacinados. A antecipação desses grupos já ocorreu em alguns Estados da federação, mesmo não sendo liberada pelo PNI. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, apoia a movimentação para inclusão de professores e profissionais de segurança em grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19.
LEIA MAIS:
Com novo lote de 290 mil vacinas contra Covid-19, estado passará de 2 milhões de doses recebidas