Em agosto, Mato Leitão teve quase um caso de Covid confirmado por dia

-

Mato Leitão tem registrado, nas últimas semanas, um aumento no número de pacientes confirmados com o novo coronavírus. Conforme informações da Secretaria de Saúde, em agosto, o município registrou quase um caso de Covid-19 por dia, totalizando 29 diagnósticos da doença. A Cidade das Orquídeas confirmou o primeiro morador com coronavírus no início de maio. Nessa quarta-feira, 3, o número chegou a 77.

Segundo a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Cristine Heinen, no começo da pandemia, muitos casos de Covid-19 do município tinham relação com empresas localizadas em Lajeado. Contudo, com o passar dos meses, o aumento dos diagnósticos passou a ter maior relação com descuidos relacionados à prevenção, como o crescimento das saídas de casa para visitas e não fazer uso da máscara, Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

Ela avalia que, atualmente, a principal forma de contágio das pessoas tem sido por meio do contato com amigos e familiares que não pertençam ao mesmo grupo familiar. “No começo, havia uma preocupação, mas hoje percebemos que há um relaxamento da população em relação aos cuidados. No entanto, é importante que as pessoas percebam que a pandemia ainda não terminou. É necessário evitar aglomerações, festas e o compartilhamento de itens”, destaca Kátia, ao citar o chimarrão como exemplo. A enfermeira também ressalta que, após datas comemorativas, é possível perceber que acontece maior incidência de casos no município.

Isolamento domiciliar para pacientes com suspeita de Covid-19

De acordo com a enfermeira, um dos principais desafios para a equipe da Secretaria de Saúde no enfrentamento da pandemia é o cumprimento do isolamento domiciliar por parte dos pacientes. Ela explica que, quando a pessoa procura atendimento por apresentar sintomas gripais, ela é avaliada pelo médico e, caso seja um quadro suspeito do novo coronavírus, recebe atestado médico para cumprir o isolamento domiciliar.

Além disso, ela precisa fazer a assinatura de um termo de responsabilidade. As pessoas que moram na mesma residência que esse paciente também cumprem a medida de isolamento. Casos mais graves são encaminhados para atendimento no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires.

Segundo a profissional, cumprir o isolamento domiciliar é de extrema importância, pois evita que outras pessoas tenham contato com a doença. Kátia ainda compartilha que, em média, 20 moradores do município permanecem em isolamento, semanalmente, por apresentarem sintomas suspeitos de coronavírus.

LEIA MAIS: Fotos e vídeo: após 79 dias internado no HSSM, morador de Mato Leitão curado da Covid recebe alta

Enfermeira responsável pelo setor da epidemiologia, Kátia Heinen, fala sobre a dificuldade de as pessoas cumprirem o isolamento domiciliar. (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)
Enfermeira responsável pelo setor da epidemiologia, Kátia Heinen, fala sobre a dificuldade de as pessoas cumprirem o isolamento domiciliar. (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Como funciona o protocolo de atendimento

Todas as pessoas que apresentam quadro gripal são atendidas no ambulatório para Covid-19, estruturado no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central e que começou a funcionar no início de agosto. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia, Kátia Cristine Heinen, esses pacientes são avaliados pelo médico e caso se enquadrem como um caso suspeito de coronavírus e apresentem sintomas leves devem cumprir o período de isolamento domiciliar.

Essas pessoas são monitoradas pela equipe da Secretaria de Saúde a cada dois dias, por meio de ligações telefônicas ou visitas domiciliares. O objetivo é acompanhar a evolução dos sintomas. Todos os pacientes que estão em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas suspeitos de Covid-19 realizam o exame para diagnóstico da doença.

Caso o resultado dessa pessoa dê positivo, os demais integrantes do grupo familiar que vivem com ela na residência também são testados. Os testes rápidos são agendados com os pacientes e realizados no ambulatório da Covid-19. Segundo Kátia, uma preocupação da equipe é realizar a testagem no período certo, para que o resultado seja correto.

Ela explica que o protocolo adotado no município é de realizar o teste rápido 14 dias após a pessoa ter iniciado com os sintomas, uma vez que ele identifica o anticorpo. Já o PCR, que detecta a doença ativa, é feito em, no máximo, sete dias depois do início dos sintomas. Esse último tipo de exame é feito apenas em casos específicos.

Na avaliação da enfermeira, a criação do ambulatório para Covid-19 foi uma decisão acertada. No local, são atendidos pacientes com suspeita da doença, que estão fazendo o acompanhamento e são aplicados os testes rápidos. Em casos de quadros mais graves, os moradores do município são encaminhados para atendimento hospitalar.

Evolução mensal da Covid-19*

Mês – Casos confirmados

  • Maio – 8
  • Junho – 18
  • Julho – 17
  • Agosto – 29
  • Setembro – 5
  • Total – 77

*Os dados dizem respeito aos testes rápidos e exames PCR que passaram pela UBS e de pacientes que necessitaram de internação hospitalar e foram testados no hospital. Além disso, o número total incluiu um caso diagnosticado por meio da pesquisa de soroprevalência da Covid-19 realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Pardo (Cisvale).

Novos casos de Covid-19

  • Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nessa quarta-feira, 2, o número de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus no município subiu para 77.
  • Deste total, 73 pessoas são consideradas curadas e quatro estão em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas leves da Covid-19.
  • Desde o início da pandemia, foram aplicados 350 testes rápidos e realizadas 21 coletas de PCR.
  • O município também tem 17 moradores em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas gripais e serem considerados casos suspeitos de coronavírus.
  • Além disso, um profissional de segurança está afastando e aguarda o resultado do exame PCR.

Saiba mais

Incidência de casos de coronavírus de Mato Leitão, a cada 100 mil habitantes, conforme o Governo do Estado é de 1572.5. A de venâncio Aires é de 1259.2 e a de Lajeado 3344.7.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido