Cemai completa um ano neste sábado (Foto: AI Prefeitura)
Cemai completa um ano neste sábado (Foto: AI Prefeitura)

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) inaugurou em 4 de setembro mais um cenário de práticas para os estudantes do curso de Medicina. A partir de agora, o Centro Especializado de Atendimento Materno-Infantil (Cemai), de Venâncio Aires, passa a integrar a rede de unidades de saúde parceiras da instituição. A iniciativa reforça a proposta de uma formação médica ancorada na vivência real de serviços de saúde, aliando aprendizado acadêmico ao fortalecimento da atenção básica e especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro, o Cemai completou em julho de 2025 um ano de funcionamento. Nesse período, consolidou-se como referência em atenção integral à saúde da mulher e da criança, ofertando desde consultas e exames de pré-natal até acompanhamento de puerpério, atendimento pediátrico e realização de procedimentos preventivos. Agora, além de beneficiar diretamente a comunidade venâncio-airense, o espaço também se torna ambiente de aprendizagem e prática para os futuros médicos formados pela Univates.

Integração ensino-serviço e estrutura do Cemai

A presença de estudantes da Univates no Cemai será orientada por preceptores e professores da instituição, em diálogo constante com a equipe multiprofissional do Centro. Em seu primeiro ano de funcionamento, o Cemai registrou número que demonstram sua importância: 13.763 consultas médicas e multiprofissionais e 32.542 procedimentos ambulatoriais, entre eles vacinas, testes do pezinho, exames e atendimentos de enfermagem. As especialidades mais procuradas foram ginecologia e obstetrícia (4.521 atendimentos) e pediatria (3.890 atendimentos).

O espaço conta com equipe composta por pediatra, ginecologista, nutricionista, psicólogos, fisioterapeuta, dentista, além de enfermeiros, técnicas de enfermagem e profissionais de apoio. O objetivo é garantir um atendimento integral, capaz de acompanhar cada etapa do ciclo materno-infantil com atenção individualizada.

Formação na prática

O curso de Medicina da Univates, criado em 2014, pauta-se por metodologias ativas e pela inserção precoce dos estudantes nos serviços de saúde. Desde os primeiros semestres, os acadêmicos vivenciam a realidade do SUS em unidades básicas, hospitais e centros especializados. A chegada do Cemai à lista de cenários amplia as possibilidades de aprendizado, especialmente nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria.

O foco é na saúde da mulher como todo, de modo que as atividades são destinadas a esse público. Para os alunos, o contato, em especial, com gestantes, puérperas e crianças, representa uma oportunidade de desenvolver não apenas habilidades técnicas, mas também competências relacionais, como empatia e comunicação. O acompanhamento de consultas de pré-natal, a observação de procedimentos preventivos e a participação em atendimentos pediátricos permitem compreender a integralidade do cuidado e a importância do trabalho em equipe.

Fonte: AI Univates