Escolas apresentam plano de contingência para retomada das aulas

-

Enquanto as aulas presenciais não iniciam, as instituições de ensino públicas e particulares estão mobilizadas para cumprir as exigências estabelecidas pelo Plano de Contingência. Desde o dia 25 de julho, as escolas municipais de Venâncio Aires apresentaram a documentação à Vigilância Sanitária e, a partir de agora, aguardam o parecer do setor e a decisão do governador do Estado, Eduardo Leite, e do prefeito Giovane Wickert para a retomada das aulas presenciais.

Contudo, de acordo com a secretaria de Educação, Alice Theis, a maioria das instituições de ensino não terão como atender todos os alunos ao mesmo tempo, já que, conforme as exigências de distanciamento, os estudantes devem respeitar a distância de um metro e meio. “Neste caso, a maioria das escolas deverá adotar o sistema híbrido, em que um grupo é selecionado para as aulas presenciais, enquanto o outro realiza atividades programadas em casa, para que, no decorrer das semanas, ocorra o revezamento”, afirma a secretária. Além disso, ela destaca que os estudantes terão acesso a kits de higiene e álcool gel, serão submetidos à aferição de temperatura na entrada da escola e deverão usar equipamentos de proteção facial.

As instituições devem seguir alguns protocolos de exigência, que incluem vários itens estabelecidos de acordo com a Portaria número 01, de 4 de julho de 2020, como alimentação escolar, isolamento de alunos, medidas de higienização, entre outros requisitos.

Protocolos

A secretária de Educação observa que, além do cumprimento do Plano de Contingência, há uma série de protocolos que devem ser adotados até que as aulas presenciais sejam retomadas, inclusive o que diz respeito ao transporte escolar, que não poderá circular com a totalidade de passageiros. “Estamos trabalhando muito na reorganização das aulas, temos orientação dos protocolos, do Plano de Contingência e do contexto de cada escola”, afirma.

Segundo Alice, mesmo que tudo já esteja no papel, ainda há vários ajustes a serem realizados até o reinício das aulas. Ela argumenta que surgirão dúvidas e questões a serem repensadas e amadurecidas em conjunto com as comunidades escolares, já que cada uma apresenta uma realidade diferente diante desta situação. Não há data prevista para a retomada das atividades presenciais.

Alice destaca que, assim que o retorno gradual dos alunos for permitido, haverá resistência de alguns pais. Com isso, ela afirma que serão respeitadas as decisões dos familiares e, em nenhum momento os alunos serão prejudicados. “Nosso compromisso enquanto mantenedora é organizar a volta com a expectativa de retorno, respeitando a decisão das famílias que preferirem aguardar mais um tempo para encaminhar os seus filhos à escola”, avalia.

“Cada instituição possui as suas peculiaridades. A mantenedora deve fornecer orientações gerais e conversar com as comunidades para adaptar o ensino a cada realidade.”

ALICE THEIS

Secretária de Educação

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido