“Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia”, destaca o prefeito de Mato Leitão

-

A Prefeitura de Mato Leitão vai seguir as novas regras determinadas pelo governo do Estado para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O prefeito Carlos Alberto Bohn e uma comissão com representantes de várias secretarias avaliaram as medidas que passaram a ser adotadas no município.

O novo decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no fim da noite da segunda-feira, 22, em edição extra e a principal regra que passa a valer é a proibição de atendimento ao público em qualquer tipo de comércio entre as 20h e às 5h. Está autorizado somente o funcionamento de farmácias e de postos de combustíveis para abastecimento de veículos.

Os supermercados poderão concluir o atendimento dos consumidores que tenham ingressado até as 20h, desde que não ultrapasse as 21h. As canchas de bocha, ginásios de esportes e sociedades estão proibidas de funcionar. A região do Vale do Rio Pardo segue classificada em bandeira preta, mas o Estado autorizou a cogestão. Assim, os municípios poderão adotar as medidas de bandeira vermelha.

Fiscalização

A equipe de fiscalização da Prefeitura está intensificando as ações no município, com o objetivo de evitar aglomerações e, assim, frear o avanço da Covid-19. Conforme a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde divulgada nesta quinta-feira, 25, Mato Leitão chegou a 324 casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia.

Ainda segundo o boletim da Secretaria de Saúde, duas pessoas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma no setor Covid do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Além disso, são 19 casos ativos da doença. Entre a terça-feira, 23, e o início da tarde desta quinta-feira, 25, foram registrados 24 casos da doença no município.

Esta é a semana com maior número de confirmações para a Covid-19 registrada na Cidade das Orquídeas desde o início da pandemia. Antes disso, o pico de casos havia acontecido entre os dias 3 e 9 de janeiro, quando 23 pessoas testaram positivo para a doença.

Além disso, no domingo, 21, Mato Leitão teve a confirmação da primeira morte por causa da doença. O homem de 66 anos faleceu na noite de sábado, 20, na UTI do Hospital São Sebastião Mártir. Antes de internar, o paciente passou por um período em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venâncio Aires. (Fonte: AI Prefeitura)

Alerta

Com o aumento no número de casos registrados no município e a confirmação do primeiro óbito por coronavírus, o prefeito Carlos Bohn ressalta que o momento é de alerta e que é necessário que a população colabore adotando as medidas de prevenção à Covid-19. “Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia. É assustador o número de casos que surgem a cada dia”, salienta.

O chefe do Executivo ainda observa que se sabe da dificuldade em relação aos leitos para internação enfrentada pelo Hospital São Sebastião Mártir e a grande demanda de atendimento registrada na UPA, ambos de Venâncio Aires e que são referências para os moradores da Cidade das Orquídeas.

“Mesmo flexibilizando, com as regras da bandeira vermelha, é o momento da população tomar todos os cuidados. As aglomerações não podem acontecer, deve ser mantido o distanciamento social, o uso da máscara e os cuidados de higiene. O momento é grave e é de se preocupar”, ressalta.

Bohn reforçou que todos têm papel na diminuição do contágio da doença. Segundo ele, também se vive um desgaste muito grande dos profissionais de saúde, que estão há cerca de um ano na linha de frente do combate ao coronavírus. “O momento é delicado. A população precisa fazer o seu papel. Sabemos que a solução é a vacina, mas ela está chegando em um ritmo muito lento.”

Até nesta quinta, 31 pacientes estavam em isolamento aguardando o resultado de exame que estava em análise. Por isso, o número de casos confirmados nesta semana, que encerra no sábado, 27, pode aumentar.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido