Foi aprovado por unanimidade, na sessão da Câmara de Vereadores dessa terça-feira, 25, projeto de lei que autoriza o Executivo de Mato Leitão a firmar convênio com a Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado, mantenedora do Hospital Bruno Born (HBB). Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o contrato que será firmado com a casa de saúde do Vale do Taquari prevê a prestação de serviços médico-hospitalares aos moradores da Cidade das Orquídeas, em nível ambulatorial ou de internação, envolvendo a realização de consultas, cirurgias e exames de diagnóstico e terapia.
O prefeito Carlos Bohn ressalta que essa será uma alternativa a mais disponibilizada aos moradores. “Vão ser serviços ofertados além dos contemplados pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, explica. Nesse sentido, ele observa que a referência de Mato Leitão para atendimentos de baixa e média complexidade pelo SUS continua sendo o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires.
Por meio do convênio com o Hospital Bruno Born, os moradores da Cidade das Orquídeas poderão realizar atendimentos particulares especializados, mas com um custo menor. “Por ser um convênio com o Município, os valores já são diferenciados”, comenta Bohn. Além da tabela de valores especiais praticada pelo HBB, a Prefeitura ainda auxilia os moradores com o custeio de até 30% dos atendimentos, medida autorizada por lei municipal.
Segundo o prefeito, o convênio é voltado, principalmente, para as consultas médicas e realização de exames de diagnóstico. Para ele, além de deixar o atendimento mais acessível para o paciente, tendo em vista os valores praticados em consultórios particulares, outros benefícios resultantes dessa parceria é a proximidade do Hospital Bruno Born com Mato Leitão, o que facilita o deslocamento dos pacientes, e a ótima estrutura de atendimento da instituição de saúde de Lajeado. “É mais uma alternativa importante para os nossos moradores”, avalia.
Com a aprovação do projeto pelos vereadores na terça, a Prefeitura encaminha, a partir de agora, trâmites para a assinatura do contrato com a casa de saúde. Depois da formalização do convênio, as consultas, exames e cirurgias seguem sendo agendadas pela equipe da Secretaria de Saúde, conforme demanda. O prazo de vigência do convênio é de 12 meses e ele pode ser prorrogado.