Venâncio Aires já registrou quatro casos de dengue confirmados em 2021, sendo três de forma autóctone – com infecção no próprio município. Um caso isolado, adquiriu a infecção em outra cidade. Com o alerta de casos da doença surgindo, as pessoas devem ficar atentas aos sintomas e orientações para evitar o mosquito Aedes aegypti.
A enfermeira Carla Lili Müller, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explica que a indicação é fazer o uso de repelente, inclusive quando forem sentidos os primeiros sintomas, evitando a infecção de outros mosquitos que podem transmitir a dengue para mais pessoas.
Os sintomas da dengue são caracterizados por febre alta (acima de 38,5ºC) de início rápido com duração de dois a sete dias, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.
Em casos de suspeita, a pessoa deve procurar um médico ou unidade de saúde mais próxima. O exame é feito após o 8º dia desde o início dos sintomas, por meio de coleta sorológica na Vigilância Epidemiológica. O tratamento varia conforme o caso.
Cuidados para evitar o mosquito
- Mantenha a piscina com cloro o ano inteiro
- Mantenha o pátio sem entulhos
- Não deixe tampas acumulando água
- Deixe a caixa d’água sempre fechada
- Coloque areia no prato de flores
- Limpe o pote de água dos animais diariamente
- Limpe as calhas e ralos para evitar qualquer quantia de água parada.
LEIA MAIS: