Com resultados divulgados nesta semana, subiu para oito o número de casos de dengue em Venâncio Aires, em 2020. O número é quase três vezes maior do que o registrado em todo o ano passado, quando ocorreram três casos da doença no município. Além disso, outros nove estão em análise, conforme informações da Vigilância Epidemiológica.
Diferentemente dos casos de 2019, que foram todos “importados”, contraídos em outros municípios, agora, seis dois oito pacientes foram contaminados com a doença em Venâncio Aires, o que mostra que o vírus está circulando no município. A transmissão é feita pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, a orientação é de que se evite água parada, onde desenvolvem-se as larvas do inseto.
Um dos casos confirmados nesta semana é de uma mulher de 30 anos, moradora do Centro. De acordo com ela, os primeiros sintomas apareceram no dia 2 deste mês: dor no fundo dos olhos e no corpo e picos de febre.
“Depois tive ínguas por todo corpo e manchas nas mãos, no antebraço, nos pés e nas pernas e também edema nas mãos e nos pés. Foi quando procurei o médico, no dia 7, e então houve a suspeita e foi realizado o exame”, conta. O resultado positivo saiu na terça-feira, 14, quando todos os sintomas já haviam passado, sem que fosse necessário um tratamento específico.
Ela acredita que tenha sido picada pelo mosquito na própria casa. “Moro no centro, mas ao redor do prédio onde eu moro existem muitos terrenos abandonados e mal cuidados e tem muito por lá.”
Atualmente, nenhum paciente com dengue está hospitalizado em Venâncio. “Em geral, o tratamento é ingerir bastante bastante líquido e utilizar antitérmicos, quando os casos não são tão graves. Inclusive, tem muita gente que tem dengue e que passa despercebido”, afirma a técnica em Enfermagem Cristiane Jesus Ferreira, da Vigilância Epidemiológica do município.
Sintomas
Entre os sintomas de dengue estão febre alta de início súbito, com duração máxima de sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular ou nas articulações, fraqueza ou exantema (erupção cutânea), podendo apresentar ainda sangramentos. Quem apresentar os sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para realizar uma consulta médica e o teste para a doença.