Uma competição promovida entre as Unidades de Saúde de Venâncio Aires resultou na multiplicação de testes de hepatites B e C durante o mês de julho, na rede pública de saúde do município. O Julho Amarelo – mês voltado para a conscientização das hepatites virais – contou com mais de 5.800 testes realizados e 11 doentes detectados em apenas uma semana. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Tecla foi a campeã da gincana e recebeu como premiação um Filtro de Água para a unidade e um café colonial para a equipe.
Com a meta de eliminar as hepatites virais no Brasil e no mundo até 2030, o objetivo é ampliar a testagem anual para as hepatites, especialmente a C, que não possui vacinação. No entanto, de acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento a Doenças Infecciosas (CADI) de Venâncio Aires, enfermeira Solange Sehn, a procura preventiva é geralmente baixa e a intenção foi mobilizar as equipes para oferecer o teste e informar a população. “A ideia da competição surgiu das próprias colegas residentes e foi um grande sucesso. Apesar de deixarmos livre a participação, apenas quatro equipes se inscreveram e realizaram, em menos de uma semana, mais testes do que normalmente é feito em seis meses”, revela.
Das quatro equipes participantes, o ESF Santa Tecla realizou 1.892 testes na última semana de julho e foi a vencedora. O Posto Materno Infantil realizou 1575 testes; ESF Coronel Brito, 1391 testes e Caps AD, 948 testes. Destes, oito testes deram positivo para Hepatite C e três positivos para Hepatite B e já iniciaram seu tratamento imediatamente. “O tratamento geralmente é muito eficaz e traz 90% de chances de cura. O mais importante é descobrir o diagnóstico e iniciar o quanto antes o tratamento para evitar a contaminação”, completa Solange Sehn
Além do filtro de água doado pelas Lojas Benoit, todas as Unidades de Saúde participantes receberam uma cesta de presentes do comércio local e um café colonial. A assessora da Secretaria de Saúde, Rosane da Rosa, completa que a ação foi extremamente positiva e motivadora para as equipes. Ela destacou o trabalho das residentes. “É importante valorizar o trabalho maravilhoso dessas profissionais, trazendo ideias inovadoras e prestando um ensino continuado com a nossa rede”, finaliza.
Fique por dentro
As hepatites virais atacam principalmente o fígado e podem provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Há diferentes tipos de hepatite viral: A, B, C, D e E. Cada um é provocado por um agente infeccioso diferente. Embora tenham particularidades, todas essas versões não tendem a apresentar sintomas claros no começo. Com o tempo, surge cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras. A doença ainda é associada a problemas cardiovasculares, dificuldades cognitivas e até depressão.
LEIA MAIS: