As crianças internadas no Hospital São Sebastião Mártir tiveram, no domingo, 12, uma surpresa muito especial. A cadela da raça golden retriever Brysa visitou a instituição em ação promovida pelo Grupo de Humanização do hospital para marcar o dia das crianças.
Segundo a gerente de Qualidade do HSSM, Susan Artus Dettenborn, o foco da visita foram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, internações de crianças na Ala A e na Unidade Azul, além das demais unidades do hospital. “Para promover um ambiente mais leve e lúdico para as crianças e a instituição”, explica.
A história da Brysa
Essa visita não teve relação com o projeto de cão-terapia, que há um trabalho direcionado. A tutora da Brysa é a técnica em Radiologia e colaboradora do HSSM, Bruna Vaz. Ela conta que a Brysa veio de Caxias do Sul com apenas 45 dias e não tem nenhum treinamento especial. “Mas o carisma, comportamento e temperamento acredito que seja muita da raça mesmo”, afirma.
Bruna relembra que já tinha visto este projeto em outros hospitais, mas não tinha ideia da proporção, significado e gratidão que foi viver este momento. “Algo pra mim tão simples, mas que na vida daquelas crianças e famílias foi tão importante”, relata.