O governador Eduardo Leite confirmou, na manhã desta segunda-feira, 13, a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires. O investimento de R$ 3 milhões integra o programa Avançar na Saúde. A estrutura deve ser montada no segundo andar do prédio da UTI.
Com atendimento voltado a crianças a partir dos 29 dias até os 12 anos, a UTI terá dez leitos, conforme o projeto apresentado pela instituição ao Governo do Estado, há cerca de dois meses. A proposta já havia sido aprovada tecnicamente, pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, e aguardava apenas a oficialização do governador.
A possibilidade do Hospital São Sebastião Mártir contar com uma UTI Pediátrica passou a ser tratada em junho, a partir da necessidade de reorganização dos atendimentos de saúde na macrorregião, dos vales do Rio Pardo e Taquari.
Os leitos terão regulação estadual – receberão pacientes de diversos municípios. “Ficamos muito felizes, pois é um avanço na saúde não só de Venâncio, mas para toda a região”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa, ao comentar a confirmação da UTI Pediátrica.
Além de atender a uma demanda regional, a implantação da UTI Pediátrica é vista como uma possibilidade de qualificar serviços e garantir novas receitas para o hospital de Venâncio Aires.