Neste sábado, 10, terá mais uma ação de imunizações pelo formato drive-thru para idosos com 63 anos ou mais no Parque Municipal do Chimarrão, das 8h às 14h. Na tarde de ontem, o município buscou mais uma remessa com doses de vacinas que darão a primeira dose de imunidade para essa faixa etária de idosos. Foram 1.860 doses recebidas no total, sendo 990 da vacina Oxford/AstraZeneca destinadas à aplicação das primeiras doses de idosos com mais de 63 anos e profissionais das Forças de Segurança e Salvamento.
Segunda dose
Na próxima semana, a aplicação será de segundas doses. Na remessa recebida ontem, foram 870 doses destinadas para quem já foi imunizado uma vez. Na terça-feira, 13 e quarta-feira, 14, a segunda dose é destinada à idosos com idade igual ou acima de 75 anos, em ação de drive-thru no Parque Municipal do Chimarrão, das 8h às 11h30min e das 13h às 15h.
Na sexta-feira, 16, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, das 8h às 11h30min, será a vez dos profissionais da saúde receberam a segunda dose. E no próximo sábado, 17, a dose dois será aplicada em idosos com 73 anos ou mais, das 8h às 11h30min, em drive-thru no Parque Municipal do Chimarrão.
Doações
Em todas as ações de vacinação, continua acontecendo em paralelo, a campanha ‘Vacinação Solidária’, que recolhe quilos de alimentos não perecíveis para famílias com dificuldades financeiras, especialmente devido à pandemia. A doação é espontânea.
Aplicação da vacina
A enfermeira coordenadora do setor de imunizações, Patrícia Durante esclarece que a vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada em casos de pessoas que apresentaram sintomas do vírus, desde que seja quatro semanas após o início dos sintomas ou em casos assintomáticos, após quatro semanas do teste PCR ou antígeno positivado.
Uma nova fase de vacinações se aproxima
De acordo com informações divulgadas pela Gaúcha ZH, após contemplar as faixas etárias de todos os idosos, com 60 anos ou mais, a prioridade da idade dará lugar a outros fatores, como condição de saúde e o tipo de trabalho desenvolvido. Os primeiros a serem imunizados, conforme e enfermeira coordenadora do setor de imunizações da Prefeitura, Patrícia Durante, serão as pessoas com doenças graves e crônicas. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue diretrizes federais, entram neste grupo pessoas com diabetes, hipertensão grave, doença pulmonar crônica, renal, cardiovascular ou cerebrovascular, transplantados (órgãos sólidos), com doença falciforme, câncer, HIV e obesidade elevada.
Na sequência, devem ser imunizadas pessoas com alguma deficiência grave, em situação de rua, privadas de liberdade, e categorias profissionais como a educação – que ainda pode ser antecipada –, Forças Armadas, transportes e setor industrial.
A enfermeira coordenadora do setor de imunizações, Patrícia Durante explica que no cronograma essa nova fase está organizada, porém ainda não receberam nenhuma informação oficial garantindo a continuação dessa forma. Ainda não há previsão da data em que iniciará a nova fase. “Como é a primeira campanha contra a Covid-19, não sabemos, tudo dependerá do recebimento das doses”, completa Patrícia.
LEIA MAIS: