O Hospital de Monte Alverne, distrito de Santa Cruz do Sul, terá mais 30 leitos disponíveis. Em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da rádio Terra FM 105.1, a administradora da casa de saúde, Rosângela Mees Gass afirmou que a estrutura física do espaço passará por ampliação para acompanhar a demanda crescente. “Nos últimos anos nós estamos crescendo, procuramos novos serviços e queremos crescer ainda mais”, destacou.
A primeira modificação na estrutura foi inaugurada em maio deste ano, com a implantação da clínica de especialidades da casa de saúde para atendimentos ambulatoriais nas áreas de otorrinolaringologia e reumatologia. A área de 582 metros quadrados dá suporte para atender a demanda crescente de atendimentos ambulatoriais.
O Hospital de Monte Alverne é referência em otorrinolaringologia e reumatologia. Há sete anos atende moradores de 13 municípios que pertencem a 13º Coordenadoria Regional de Saúde na especialidade de otorrino. Na área de reumatologia, a casa de saúde atende a regional de Cachoeira do Sul, Lajeado e de Santa Cruz do Sul, que contempla ao todo 62 municípios.
Atualmente, são realizadas 30 cirurgias por mês da área de otorrinolaringologia. “Mas temos também as cirurgias eletivas que fazemos aqui e para isso tudo a estrutura muitas vezes não comporta. Por isso fizemos um projeto de novas enfermarias”, comentou.
O hospital tem 35 leitos na instituição de saúde, 26 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira etapa da obra de ampliação será feita por meio de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão. “Assim que a primeira etapa estiver concluída já vamos buscar recursos para realizar o restante da obra”, acrescentou.
Rosângela salientou que as emendas parlamentares são fundamentais para melhorias e custeio do hospital, além do apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. “Enfrentamos dificuldades porque os custos aumentam, mas a tabela SUS está congelada há 15 anos”, disse. O Hospital também pretende implementar novos serviços na área cirúrgica.
A primeira etapa do projeto contempla quatro enfermarias com 12 leitos e mais uma área de apoio. Esta etapa deve ser concluída até o início do segundo semestre de 2024. Já em um segundo momento, serão feitas mais seis enfermarias, com mais 18 leitos disponíveis. “Com isso vamos estar adequando a ala do SUS e podemos chegar a uma reformulação nas enfermarias já existentes”, explicou.
“Tivemos um aumento no número de pacientes vindos de Venâncio Aires e de outros municípios da região nos últimos anos. Estamos crescendo e procurando novos serviços para crescermos ainda mais.”
ROSÂNGELA MEES GASS – Administradora do hospital