Hospital de Venâncio: porta de entrada para futuros profissionais de saúde

-

O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) completa 88 anos neste sábado, 22 de julho. São quase nove décadas de história com a comunidade de Venâncio Aires, sendo cenário para a recuperação e tratamento de doenças, em momentos de despedida, quando uma vida se vai, mas também de alegria, comemorando a chegada de um bebê. Especialmente pelo nascimento, o hospital acaba sendo o ‘primeiro lugar’ do venâncio-airense. Mas essa condição de ‘local preliminar’ também vale para outros casos, já que o HSSM acaba sendo palco da primeira experiência profissional de futuros trabalhadores da área da saúde, que realizam os estágios dentro da instituição.

Atualmente, o HSSM tem contrato com Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade do Vale do Taquari (Univates), Colégio Érico Veríssimo e Faculdade Dom Alberto, dos quais estudantes de Enfermagem e técnico em Enfermagem têm oportunidade de estágios curricular, obrigatório e voluntário. Segundo a coordenadora de Enfermagem do HSSM, Gabriela Mendes da Silva Flores, se trata de uma grande oportunidade dentro da instituição. “O maior currículo para um estudante é o momento que ele tem de prática. E para a instituição é importante, já que tem a oportunidade de manter eles depois de formados, ainda mais com a grande demanda que existe na área”, destaca Gabriela, que também estagiou de forma voluntária no hospital de Venâncio há alguns anos.

Entre os ‘novatos’ está Tamires Roberta Winckelmann, 23 anos, que começou o estágio curricular em Enfermagem nesta semana. Ela concluirá o curso na Univates em 2024. “Fazer o estágio na minha cidade, no hospital que nasci, é muito representativo. Conheço muita gente que trabalha aqui e eu também pretendo continuar, talvez na parte da UTI, uma área que me atrai.”

Segundo Tamires, optar pelo setor da saúde se deve, principalmente, ao ato de cuidar das pessoas, algo que sempre lhe motivou. Ao encontro dela, está o entendimento de Gecilda Margarete de Jesus, 50 anos, que está fazendo o estágio voluntário. Ela se formou há poucos dias no técnico em Enfermagem do Érico Veríssimo. “Gosto especialmente do cuidado e comprometimento com o paciente e com familiares. Eu sempre gostei de ajudar as pessoas, então escolher essa formação foi algo natural”, revela Gecilda, que durante oito anos trabalhou na higienização do HSSM. “Aqui me sinto em casa e também pretendo continuar trabalhando muito tempo no hospital.”

22 – é o número de estagiários atualmente no HSSM. São seis graduandos em Enfermagem e 16 de técnico em Enfermagem. O estágio para futuros enfermeiros geralmente dura cinco meses e para técnicos gira em torno de três meses.

O entusiasmo dos profissionais estreantes

“Eles vêm com perspectiva de trazer coisas novas, com muito cuidado e atenção à qualidade no atendimento. E isso impacta nas demais equipes, já que transmitem esse entusiamo”, ressalta a coordenadora da Enfermagem do HSSM, Gabriela Flores, ao se referir aos estagiários que iniciam a carreira profissional no hospital.

O entusiamo a que ela se refere também estava no rosto de Marcelo Henrique Silveira, 26 anos, que cursa Enfermagem na Unisc. Ele começou o estágio na quinta-feira, 20. “Vai ser uma grande oportunidade, ainda mais no hospital onde nasci. Eu ‘sou’ de sete meses, então minha mãe me falou sobre como foi para ela, na época, todo cuidado e atenção que teve dos profissionais. Isso me despertou para buscar mais informações e acabei indo para a saúde. Estou muito empolgado com esse estágio”, comenta o jovem.

Quadro de funcionários

O hospital de Venâncio Aires conta com 50 enfermeiros e 178 técnicos em Enfermagem, que trabalham nos mais diversos setores. Mas, conforme a coordenadora Gabriela Flores, atualmente o setor que tem o maior número de profissionais é o centro cirúrgico, devido à grande demanda de cirurgias – média de 250 por mês.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido