
Venâncio Aires - Na última semana, após um encontro entre o deputado estadual de Venâncio Aires, Airton Artus, e o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, foi confirmada a liberação de R$ 2 milhões para a ampliação do Pronto Atendimento do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
A obra é considerada fundamental para melhorar o fluxo do setor e possibilitar o aumento futuro de outras estruturas da casa de saúde. Vale lembrar que esse projeto será concretizado em cima das novas capelas velatórias, na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e Jacob Becker. A partir de agora, cabe ao HSSM finalizar o projeto técnico de engenharia e cadastrá-lo na Secretaria Estadual da Saúde. São dois meses para fazer isso e a expectativa é de que, a partir do próximo ano, os recursos estejam disponíveis para o início das obras.
“Já justifica, por exemplo, a concretização das capelas mortuárias, porque terminando essa obra tem a intenção de deixar a estrutura de base pronta para a ampliação dos andares acima. A readequação de todo o serviço do Pronto Atendimento foi pensada para esse projeto, então, além da ampliação, a gente tem a intenção de readequar todo o setor. São várias questões de fluxo e de atendimento que estão sendo pensadas”, destaca o presidente do hospital, Marcelo Farinon.
Ainda conforme ele, a instituição já trabalha para encaminhar a documentação necessária. “Somos sabedores que temos prazo para entregar documentos de validação desse projeto junto à Secretaria do Estado e já estamos mobilizando setores aqui, inclusive com parceria junto à Prefeitura, para viabilizar o quanto antes as documentações necessárias, para que a gente não perca o valor que vai ser destinado.”
Capelas
Segundo o engenheiro Cléber Rachor, proprietário da Entalp, empresa contratada pelo HSSM para construir as capelas velatórias, elas estão prontas, “em termos de construção civil”. O que é feito agora é o alinhamento de alguns detalhes devido a necessidades e problemas identificados. “Estamos confeccionando uma rampa de acesso interna para o preparo dos corpos, reformando as calçadas com podotátil para deficientes visuais e estudando alguma maneira de garantir segurança para o hospital, pois o telhado das capelas dá acesso às janelas do Pronto Atendimento, por isso não tiramos os tapumes laterais ainda. Acredito que tudo esteja pronto até fim desse mês.”
Ainda conforme Rachor, o Rotary Club Venâncio Aires está confeccionando as bancadas para as copas e já tirou as medidas pra fazer o painel frontal das capelas com o nome. “No fim de semana limpamos as paredes externas e aplicamos mais uma camada de tinta pra receber o painel.”