O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) terá um incremento para qualificação de sete leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto tipo II. Foram anunciados R$ 738.783,36 anuais, que não serão para leitos novos, mas para dar um suporte à estrutura existente.
“Ainda não sabemos de que forma ou quando esse valor será repassado”, disse o presidente do HSSM, Luciano Spies. Embora não haja maiores informações sobre o assunto, o Governo do Estado informou que todos os serviços contemplados já funcionam e o hospital receberá mais da União para prestar os serviços.
Os recursos foram aprovados pelo Ministério da Saúde, através do Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Urgência e Emergência das macrorregiões Vales e Norte do Rio Grande do Sul. “Esse pleito era de mais tempo, mérito e uma conquista dos secretários de Saúde da nossa região. Há um reconhecimento pela produção, da ocupação dos leitos, e por isso esse valor é importante para qualificar e dar um suporte a mais”, destacou o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert.
Estado
Para todo o Estado, o repasse anual é de R$ 34 milhões e será um incentivo para os hospitais funcionarem como porta de entrada para urgências e emergências e para qualificar o serviço de leitos UTI, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa é a primeira vez que as macrorregiões Vales e Norte têm o documento aprovado. Além de Venâncio Aires, serão beneficiados hospitais de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Estrela, Carazinho, Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões, Três Passos, Tenente Portela e Frederico Westphalen.
Os recursos serão repassados às instituições como um incremento ao custeio de serviços de alta e média complexidades (Teto MAC).
*Com informações AI Governo RS