Além de suspender as visitas por tempo indeterminado, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, anunciou a restrição nos atendimentos do Pronto Atendimento 24 horas (plantão), por conta da superlotação de pacientes com Covid-19. A medida foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 22.
Segundo o comunicado assinado pelo diretor técnico do hospital, médico Guilherme Fürst Neto, o pronto atendimento atenderá somente casos de urgência e emergência, nas próximas 24 horas. “Após esse período, serão avaliadas nossa ocupação e capacidade de reabertura para casos moderados de atendimentos”, diz a nota.
Desde a sexta-feira, 19, o hospital tem alertado sobre a superlotação por conta do aumento de casos de Covid-19. Modificações na estrutura e no funcionamento da casa de saúde têm ocorrido como forma de ampliar a capacidade de atendimento para os pacientes Covid e evitar a necessidade de transferência para outros municípios.
O presidente do HSSM, Luciano Spies, informa que, na noite de domingo, 21, havia 24 pacientes internados no setor clínico Covid – cuja capacidade original é de 13 pessoas. Além disso, são 12 pacientes em tratamento por conta do coronavírus em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enquanto a estrutura original da UTI Covid é oito leitos.
“Passamos dois pacientes que estão fora de risco de contágio para a nossa UTI normal. Com isso, estamos com um total de 17 pacientes UTI. São de longe os maiores números desde o início da pandemia”, ressalta Spies.
Confira a nota divulgada pelo hospital:
“O Hospital São Sebastião Mártir vem, através desta, informar a restrição nos atendimentos do seu Pronto Atendimento 24 horas. Devido ao agravamento do número de pacientes internados e necessitando de cuidados em nosso Hospital, o setor de Pronto Atendimento 24 horas tem sido excessivamente requisitado, tanto para atendimentos aos setores internos, quanto ao público externo do Hospital. Neste momento é importante dá-se prioridade aos casos mais graves e que requeiram cuidados de mais complexidade, conforme a estrutura do nosso serviço.
Neste cenário, informamos que o Pronto Atendimento 24 horas do HSSM atenderá somente casos de urgência e emergência, nas próximas 24 horas. Após esse período, serão avaliadas nossa ocupação e capacidade de reabertura para casos moderados de atendimentos.
Desde já agradecemos pela compreensão e contamos com a colaboração de todos.”
LEIA MAIS:
Amvarp quer manutenção da cogestão regional; mapa definitivo será divulgado hoje à tarde