O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, foi incluído na lista das entidades que podem ser beneficiadas com a instalação de placas solares a partir de iniciativa da RGE, empresa de distribuição de energia elétrica. A companhia estima investir mais de R$ 50 milhões em pelo menos 102 prédios públicos de órgãos de ensino superior e instituições de saúde de diversas cidades do Rio Grande do Sul.
A casa de saúde da Capital do Chimarrão foi inserida na relação das possíveis contempladas a partir dos contatos do prefeito Giovane Wickert com o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, que participou de evento da RGE junto com governador Eduardo Leite e explicou como será a iniciativa. “É uma oportunidade de o hospital reduzir a sua conta de energia elétrica, algo que contribui com as ações de recuperação da instituição, que são de conhecimento de todos”, disse o prefeito.
INFORMAÇÕES
Wickert afirmou que está buscando mais informações junto à RGE e que, na semana que vem, deve se reunir com o gerente regional da companhia, Cristiano Silva. “Hoje (sexta-feira) já falamos sobre o assunto e, nos próximos dias, vamos voltar à pauta. Queremos entender o projeto e saber se temos que dar alguma contrapartida”, comentou. De acordo com o chefe do Executivo, o gerente regional afirmou que a intenção da RGE é iniciar e concluir os investimentos ainda em 2020. “Oportunidade não se perde”, disse.
PRESIDENTE E SECRETÁRIO
• Consultado pela reportagem da Folha do Mate nessa sexta-feira, 10, o presidente do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luciano Spies, declarou que ainda não tem maiores informações sobre a iniciativa da RGE. Disse ainda que já foi contatado pelo prefeito Giovane Wickert e que pode estar presente no encontro com o gerente regional da companhia.
SAIBA MAIS
• O secretário Catarina Paladini informou que Venâncio Aires entrou na relação de possíveis beneficiados por conta da representação regional do HSSM. “É uma situação que está bem pavimentada, pois o hospital tem um histórico importante de serviços prestados à comunidade. Vamos seguir acompanhando o processo e, assim que tivermos a confirmação do investimento, a comunidade será informada oficialmente”, declarou
• A partir do projeto que prevê a instalação de painéis fotovoltaicos, a RGE tem a intenção de gerar uma economia energética.
• A iniciativa da distribuidora também contribuirá significativamente para a proteção do meio ambiente e sustentabilidade, por evitar uma maior emissão de gás carbônico e outros poluentes atmosféricos causadores do efeito estufa.
• A proposta é promover o desenvolvimento sustentável da região onde atua por meio de projetos que garantam economia e uso mais consciente dos recursos naturais utilizados na geração de energia elétrica.