(Foto: Débora Kist/Folha do Mate)
(Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Depois de pouco mais de um mês totalmente fechado, o Pronto Atendimento (PA) para pacientes de convênio e particulares no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) será reaberto nesta quinta-feira, 8. A informação foi confirmada pelo administrador da casa de saúde, Luís Fernando da Rocha Siqueira. “Ao abrir aqui, tiramos da UPA aquele paciente que paga pelo convênio e não estava usando”, explica.

Na prática, com o PA fechado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cruzeiro passou a receber uma demanda maior e todo cidadão acabava atendido via Sistema Único de Saúde (SUS). “Quem está pagando essa conta é o Município e os custos Covid aumentaram absurdamente. Sem falar que o hospital deixa de receber uma receita importante”, destaca Siqueira. Conforme o administrador, convênios e particulares renderiam entre R$ 60 mil e R$ 70 mil por mês.

Além da questão financeira, a decisão passa por um breve ‘desafogo’ junto ao espaço de todo o Pronto Atendimento do hospital. “Liberamos um pouco, embora a ocupação ainda está muita alta e a UTI lotada. Mas com isso desafogamos a UPA e podemos voltar a contar com essa receita importante para ajudar nas contas do hospital”, aponta o presidente do HSSM, Luciano Spies.

Convênios

  • Em março de 2020, no início da pandemia, o PA particular foi reestruturado para receber apenas casos suspeitos de Covid. Os convênios e particulares continuaram sendo atendidos, mas pela entrada à esquerda, no lado SUS.
  • No dia 22 de fevereiro de 2021, quando todo o PA do hospital foi fechado para virar uma ‘terceira UTI’, atendimentos particulares ficaram restritos.
  • O ‘fechamento’ total para convênios aconteceu no dia 2 de março. Desde então, qualquer pessoa, mesmo com plano de saúde, precisava buscar a UPA e lá, como qualquer cidadão que procurasse a unidade, recebia o mesmo atendimento via SUS.
  • A partir de hoje, não há prioridade no lado particular. Ou seja, serão atendidos todos os pacientes conveniados, tenham eles Covid ou não.