Circula nos grupos de WhatsApp um áudio do diretor técnico do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), médico Guilherme Fürst Neto, fazendo um chamamento aos médicos da casa de saúde e equipes técnicas para pacientes que chegam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No áudio, o médico fala que o hospital está no limite operacional para leitos de terapia intensiva. Na noite desta sexta-feira, 31, o nono leito de UTI Covid-19 foi aberto, enquanto o protocolo inicial havia projetado apenas oito.
Fürst alerta para a situação: “Tenho tentado manter todos tranquilos, mas hoje eu resolvi me manifestar porque a gente começa a chegar em uma situação bastante delicada. O hospital pode fechar a Emergência e transformar tudo em leitos UTI”, frisa o médico no áudio.
Além disso, o diretor técnico faz um reforço no pedido de proteção para as equipes técnicas e colegas de trabalho. “Cuidem-se, estejam atentos aos EPIs, cuidem das equipes, funcionários, exijam o uso correto dos EPIs, nós não podemos ficar doentes, não nesse momento.”
No áudio, Fürst também ressalta que o hospital tem mais pacientes internados na UTI do que no setor Covid. “Estejam atentos aos pacientes que têm fator de risco, sintomas prolongados, vamos internar eles antes.”
Conforme o médico, dos nove pacientes internados no setor Covid, seis são da Capital Nacional do Chimarrão, um de Vale Verde, um de Novo Hamburgo e um de Gravataí. A preocupação de Fürst é que se Venâncio Aires tiver mais um paciente com Covid e precisar de UTI será encaminhado para outro município que tenha hospital com vaga.
“Estamos no limite, nossa capacidade está acima da programada inicialmente. Não queremos chegar a esse ponto, mas se continuar assim vamos precisar fechar a emergência do hospital e transformar tudo em UTI”, alerta.