HSSM fecha estruturas Covid a partir desta quinta-feira, 30

-

Esta quinta-feira, 30, marca um momento importante para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e toda a comunidade venâncio-airense. A partir de hoje, o que ainda tinha de estrutura fixa e fechada para atender pacientes Covid-19, será encerrada.

Na prática, o hospital ainda tinha oito leitos clínicos e cinco de UTI (em março chegou a ter 40 considerando os dois tipos) e, como o número de internações despencou nas últimas semanas, a demanda não justificou mais essa disponibilidade. Para se ter uma ideia, nos últimos dias, apenas uma pessoa precisou de internação.

Mas é importante destacar que o atendimento e o serviço continuarão, ou seja, qualquer paciente com Covid que precisar de internação, será atendido normalmente. “Mesmo sem estrutura fechada à espera de pacientes, o hospital manterá sua capacidade e vai estar se adequando sempre conforme a demanda, estruturando leitos de isolamento”, explicou o administrador Luís Fernando Siqueira.

Para garantir o atendimento, a instituição continuará recebendo recursos federais para leitos UTI Covid: R$ 240 mil mensais.

Com encerramento da UTI junto ao PA, hospital aproveitará momento para reformar o piso no setor, demanda a qual já foi cobrada pela Vigilância Sanitária (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Reformas PA

Com o anúncio do encerramento dos cinco leitos UTI, cuja estrutura estava no Pronto Atendimento, o próximo passo é reformar o piso do setor. “Usaremos esse período de transição de fechamento da UTI Covid para fazer essa obra que é muito necessária”, destacou Luís Fernando Siqueira.

Segundo o administrador, a reforma vem sendo cobrada há mais tempo pela Vigilância Sanitária. Em algumas salas e no corredor principal do PA, que tem 78 metros quadrados, há buracos na manta vinílica. “O problema surgiu no contrapiso, que também precisará ser refeito. Ainda não está definido se depois será coberto novamente com manta vinílica ou com cerâmica ou porcelanato.”

Siqueira diz que o hospital aguarda apenas a conclusão do orçamento e do projeto técnico para começar o trabalho. Valores ou o tempo que levará a obra ainda não foram estimados, mas, durante o período, o atendimento de urgências e emergências continuará normalmente no setor.

Visitas ao PA são suspensas após funcionários positivarem para Covid

O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) suspendeu, nesta quarta-feira, 29, as visitas a pacientes que ficam em observação no Pronto Atendimento, tanto SUS como de convênios e particulares. Acompanhantes serão permitidos apenas em casos extremos.

A medida, que valerá por 15 dias, ocorre após a confirmação de que três funcionários testaram positivo para a Covid-19. Segundo o administrador, Luís Fernando Siqueira, eles já foram afastados e estão bem, sem sintomas mais graves. Ainda conforme Siqueira, todos os colegas que tiveram contato e demais funcionários do PA, cerca de 30 pessoas, passarão por testes rápidos. Caso seja negativo, o teste será refeito em 48 horas.

Horários

  • Além da suspensão das visitas ao PA, o hospital vai mudar alguns horários de visitação a pacientes internados a partir da próxima semana.
  • Maternidade e enfermaria SUS (10h às 11h), clínica cirúrgica (12h às 13h) e clínica médica (13h às 14h). Esses horários permanecem, mas será acrescentada uma hora para todos, das 17h30min às 18h30min, com apenas um visitante nesse período.
  • Para internados em convênios e particulares será retomada a visitação das 7h às 19h. É permitido apenas um visitante por vez, mas pode haver revezamento ou trocas.
  • Na UTI voltará o horário noturno para visitas às 20h30min. Também permanecem às 10h30min e 15h30min. Cada visita dura 15 minutos, com acesso para apenas uma pessoa.
  • Outra mudança será em relação aos nascimentos. Para ver o bebê no banho, por exemplo, será permitido o acesso de até três familiares.


Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido