Lockdown é mais restritivo do que a bandeira preta; entenda a diferença

-

O fim de semana é marcado pelo primeiro lockdown em Venâncio Aires. No entanto, com a vigência da bandeira preta em todo Rio Grande do Sul, muitos venâncio-airenses estão relatando dúvidas ou até confundem regras de cada decreto.

O primeiro ponto a ser compreendido é que o decreto municipal, que institui lockdown em Venâncio até as 5h de segunda-feira, 1º, tem regras mais duras e entre as normas está, inclusive, a restrição de circulação de pessoas nas ruas. Somente para atividades essenciais está permitido sair de casa nesse fim de semana. Caminhadas, corridas, passeios com pet, por exemplo, não estão permitidos.

Ou seja, as regras municipais são mais restritivas durante esse fim de semana e são elas que devem ser consideradas pela população até as 5h de segunda-feira, 1º. Como somente atividades essenciais estão autorizadas neste fim de semana pelo Município, na prática, o venâncio-airense vai considerar as regras da bandeira preta, determinadas pelo Governo do Estado, somente a partir de segunda-feira, 1º, após o término de vigência do lockdown.

A partir de segunda-feira, quando o morador de Venâncio efetivamente terá somente as regras de bandeira preta para seguir (se a Prefeitura não estender o lockdown), não estará mais restrita a circulação de pessoas, apesar da orientação de ficar a em casa para evitar o contágio pelo coronavírus. As regras da bandeira preta valem até o dia 7 de março.

Segundo fiscais que estão atuando na orientação e fiscalização no município, na tarde deste sábado, 27, há duas equipes atuando tanto na cidade, quanto no interior. “Recebemos muitas denúncias, inclusive de estabelecimentos, como agropecuárias, que devem estar fechados durante o lockdown e estavam atuando de forma irregular. O funcionamento delas [agropecuárias] só é permitido, em Venâncio, na segunda-feira, com limite de funcionários, como prevê o decreto do Estado. Neste fim de semana, o que vale são as determinações do decreto municipal”, explicou a fiscal de Posturas, Marciana Santos.

Supermercados e farmácias são exemplos de locais que podem funcionar neste fim de semana tanto de acordo com o decreto municipal, quanto o estadual, pois são considerados essenciais. No entanto, neste sábado e domingo, devem ser consideradas as regras do Município no que diz respeito ao limite de clientes, que é de 30 clientes simultâneos, no caso de supermercados, 20 clientes para minimercados e 10 pessoas em farmácia.

>> Confira as regras do lockdown

>> Confira as regras da bandeira preta

O lockdown em Venâncio Aires segue até as 5h de segunda-feira, 1º de março. A comunidade também pode colaborar neste processo de fiscalização. Denúncias de irregularidades podem ser comunicadas para o número 51 995630569.

LEIA MAIS:

Primeira noite de lockdown em Venâncio registra denúncias e uma interdição

 

 

 

 



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido