Mais de 1,9 mil pessoas fora do grupo de risco receberam a vacina da Covid em Venâncio

-

Por Luana Schweikart e Juliana Bencke

Desde que a vacinação contra a Covid-19 foi liberada para a população em geral, em Venâncio Aires, na terça-feira da semana passada, a idade do público que pode receber a dose baixou de 59 para 52 anos. Ao todo, 1.938 pessoas fora dos grupos prioritários já receberam a primeira dose. A rapidez com que novas faixas etárias têm sido abrangidas tem contrariado a expectativa inicial de que o processo seria mais lento. No entanto, é difícil mensurar a situação, pois não há um número oficial de quantos venâncio-airenses estão nesta faixa etária.

A enfermeira responsável pelo setor de Imunizações do município, Roselene Heinen se diz surpresa com a baixa procura pelo imunizante por pessoas fora dos grupos de risco. Para ela, os motivos são variados: muitas pessoas desta idade já compareceram nas fases de vacinação das comorbidades e, também, há quem ainda tenha algum tipo de receio pelos efeitos colaterais. “É aconselhado fazer. Antes ter a proteção do que contrair o vírus. Além disso, as reações duram poucos dias, caso a pessoa venha a ter alguma. As mesmas reações também acontecem quando aplicamos qualquer outra vacina aqui no posto”, observa.

A médica infectologista Sandra Knudsen explica que cada vacina, seja a CoronaVac/Butantan, Oxford/Astrazeneca ou Pfizer, usa métodos diferentes, e que aquela que mais costuma causar efeitos colaterais é a do fabricante Oxford/Astrazeneca. “A maioria das pessoas não tem reações, outras têm febre, dor muscular, cansaço e dores de cabeça por um ou dois dias e depois passa”, cita.

“Eu não tenho conhecimento de que alguém tenha internado por causa de reações da vacina. Agora, por Covid, internamos todos os dias.”
Sandra Knudsen – Infectologista

Ao reforçar a importância do imunizante, ela comenta que nenhuma reação da vacina resultou em hospitalização e lembra que o objetivo é induzir a produção de anticorpos. As mesmas reações, segundo Sandra, também são normais nos casos de aplicação de outras vacinas.

“Me surpreendi com o pouco movimento, mas incentivo que todos façam, além do mais, o atendimento é muito bom”, fala Aurélio Hansen, 52 anos

Trabalhadores

Além do medo das reações e do fato de muitas pessoas já serem imunizadas, anteriormente, por terem comorbidades, a coordenadora do setor de Imunizações acredita que outro fator que contribui para a baixa procura é o público desta faixa etária ser de trabalhadores ativos. Mas, para que isso não seja um empecilho, a enfermeira lembra que, todos os dias a vacinação também ocorre na UBS do bairro Gressler, das 17h às 19h, um horário especial para este público, além de muitos pontos de vacinação também atenderem ao meio-dia.

“É tranquilo, agora sei que tenho uma proteção a mais. Tenho um irmão que já fez e estou incentivando meu marido a fazer, agora, também”, comenta Clari Bergamnn, 56 anos

Qual a população desta idade?

• Os últimos dados oficiais sobre a população em cada faixa etária são do Censo Demográfico realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
• Na época, Venâncio Aires tinha 40.894 habitantes com idade entre 10 e 49 anos. Hoje, essas pessoas teriam entre 21 e 60 anos e se enquadrariam na população atualmente abrangida pela vacinação.
• Considerando-se o crescimento de 9% da população desde o Censo, é possível projetar uma média de 44,5 mil pessoas nesta faixa etária.
• Os 9% de aumento foram calculados considerando que eram 65.946 habitantes em 2010 e a estimativa do IBGE, no ano passado, é de 71.973 venâncio-airenses.
• Se forem consideradas apenas as pessoas que, no Censo de 2010, tinham entre 40 e 49 anos e hoje têm entre 51 e 60 anos, a estimativa seria de 10,9 mil pessoas para receber a vacina.

“Todos têm que pensar na ajuda que a vacina oferece. Todos deveriam fazer”, incentiva Flávio dos Santos, 54 anos

LEIA MAIS:

Vacinação contra Covid-19 continua na faixa etária de pessoas com 52 anos ou mais nesta quinta

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido