Mais de 25 mil exames foram feitos no Laboratório Mato Leitão em 2020

-

De segunda a sexta-feira, antes das 7h30min, é comum ver uma movimentação de pacientes que aguardam por atendimento no laboratório de análises clínicas Mato Leitão. No local, que é uma filial do Laboratório Venâncio Aires, os moradores da Cidade das Orquídeas podem fazer diversos tipos de exames.

Somente no ano passado, o Município disponibilizou 25.184 exames no laboratório, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. O mês com maior número de atendimentos foi janeiro, quando foram feitos 3.758. Em abril, por causa da pandemia, o laboratório permaneceu fechado durante quase todo o mês. Depois disso, também houve uma queda na realização de exames no local. Um novo crescimento aconteceu em setembro, com 2.673 exames, e em outubro, com 2.862.

Para quem é morador de Mato Leitão e tem requisição médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a realização de praticamente todos os exames é gratuita. A exceção é para alguns tipos que necessitam de análise especializada. Já os exames de rotina, como de glicose, colesterol, triglicerídio e hemogramas são gratuitos. Para custear esse serviço aos moradores da Cidade das Orquídeas são utilizados recursos enviados pelo Ministério da Saúde e o restante é pago pela Prefeitura.

Os com maior fluxo de realização, segundo um dos responsáveis técnicos, Marcelo Farinon, são hemogramas, glicose (glicemia), triglicerídios, TSH (hormônio tireoestimulante), colesterol total, colesterol HDL, creatina e exame comum de urina (EQU).

De acordo com a coletadora que atua no local, Jordana Inês Heinen, a demanda de atendimento é sempre grande. O funcionamento do laboratório é no turno da manhã, das 7h30min às 11h30min, com coletas até as 10h. A média diária de coletas varia entre 20 e 25 pacientes. Entretanto, esse número pode variar, conforme a necessidade de atender pacientes com urgência médica especificada. “Normalmente, antes das 7h30min já tem pessoas esperando”, comenta a profissional.

Prevenção

Os agricultores Adriane Solange Hendges Leite, 52 anos, e Adelino Luis Soares Leite, 55 anos, costumam fazer os exames no Laboratório Mato Leitão. O casal destaca que é bem importante ter esse serviço no município e que o fato de a maioria dos exames serem gratuitos colabora para que as pessoas cuidem da saúde.

Essa opinião também é compartilhada pelo secretário municipal de Saúde, Arcênio Maldaner. “É bom porque o médico pode detectar o problema do paciente e tratar o quando antes, além de ser uma forma de prevenir doenças”, avalia.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido