
Venâncio Aires - A rede pública de saúde de Venâncio Aires registra ampla demanda por atendimentos na área odontológica. Desde janeiro, o Setor de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde já atendeu 12.428 pessoas, em 44.081 procedimentos.
O serviço é executado por 18 dentistas e sete auxiliares de saúde bucal, distribuídos por 22 unidades de saúde entre a cidade e o interior. As demandas mais comuns envolvem restaurações, profilaxias (limpezas dentárias) e extrações.
As 22 unidades com equipes de saúde bucal organizam fluxos próprios, com a maioria dos profissionais atuando por, pelo menos, 20 horas semanais. O acesso pode ocorrer de duas formas, conforme destaca a dentista Juliane Bortolotto da Rosa, que atua na rede, e participou da programação da Rádio Terra FM 105.1 nesta semana. “Existe a demanda de agenda e a possibilidade de acessar espontaneamente, para quem está numa situação em que não pode esperar. É sempre importante entrar em contato com a unidade mais próxima para saber como funciona e quais são os dias de atendimento”, orienta.
Casos mais complexos e especializados, como a endodontia (tratamento de canal), são encaminhados. O mesmo ocorre com extrações de sisos complexas ou atendimentos a pacientes com necessidades especiais. Nesses casos, a logística de mobilidade pode ser organizada junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Descentralização
A dentista Juliane Bortolotto da Rosa destaca a importância das ações comunitárias, como as realizadas durante a Semana da Saúde Bucal, que levam os profissionais para fora dos consultórios. “É uma rotina um pouco atípica comparada à clínica, mas é importante. Não só para conhecer outros colegas e lugares, mas também para interagir com a comunidade, levando educação e saúde, que é fundamental para a qualidade de vida”, avalia.
Ela ressalta que essas ações buscam alcançar públicos diversos, incluindo aqueles com menor acesso aos serviços de rotina. “Tentamos trazer para junto pessoas que, em geral, não conseguem acessar os serviços com tanta frequência. Pessoas que talvez só procurem o serviço quando estão precisando e não para uma manutenção ou consulta de rotina”, explica Juliane.
A dentista reforça a importância de superar o olhar focado apenas no tratamento. “A educação e a prevenção são fundamentais para o indivíduo ser autônomo, manter-se saudável e ter bem-estar.”
18
dentistas atuam na rede pública de Venâncio Aires. São 22 postos de saúde que oferecem atendimento odontológico.
Sorria Venâncio: prevenção e saúde bucal nas escolas

Iniciado em 2022, dentro das ações de descentralização dos atendimentos, o programa Sorria Venâncio é voltado à promoção da saúde bucal entre os alunos das redes municipal e estadual de ensino. Em 2025, a iniciativa envolveu 15 profissionais, com atendimento em 52 escolas e avaliação de 3.618 alunos.
O número de estudantes com necessidade de atendimento odontológico caiu para 49,2%, representando uma redução de 8,4 pontos percentuais em relação a 2023. A necessidade de restauração dentária diminuiu de 39,8% para 31,7%, e a de extração dentária passou de 9,3% para 9,1%. Também houve queda expressiva nos casos de má oclusão, que reduziram de 26,1% para 18,4%, e na necessidade de profilaxia, que passou de 33,4% para 15,0%.
Para o coordenador de Saúde Bucal, Jonas Caríssimi, os índices confirmam o impacto positivo das ações educativas e preventivas realizadas de forma contínua nas escolas. Ele observa que a redução nas principais demandas demonstra que o trabalho vem gerando resultados concretos. “O Sorria Venâncio mostra que investir em prevenção e educação em saúde bucal faz a diferença”, destaca. (Fonte: AI Prefeitura)