Mais de 50% da população adulta de Venâncio já recebeu a primeira vacina

-

Após cinco meses do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, completados no sábado, 19, Venâncio Aires ultrapassou a marca de 50% da população adulta vacinada com a primeira dose. Até ontem, 27.070 pessoas com mais de 18 anos tinham recebido a primeira dose do imunizante, entre as quais 9.635 receberam as duas doses.

Luciana Andrea Guerreiro Lima, 44 anos, foi vacinada ontem. Ela teve Covid-19 em fevereiro, se recuperou em casa e, agora, conseguiu a sonhada vacina. “Até hoje eu não recuperei o paladar e olfato totalmente. E receber a vacina é a realização de um sonho, que veio antes mesmo do que eu imaginava”, comenta, feliz.

O prefeito e secretário de Saúde, Jarbas da Rosa, confirma a previsão de vacinação da população de Venâncio Aires com idade superior a 18 anos para o mês de agosto. “A expectativa é que no mês de julho o país receba 45 milhões de doses e esperamos receber doses também na semana que vem”, afirma.

Por enquanto, para esta semana, estão programadas apenas as aplicações da segunda dose, tanto da vacina CoronaVac/Butantan como da Oxford/Astrazeneca. “Nosso estoque hoje tem 900 vacinas da CoronaVac e 200 da Astrazeneca para segundas doses. As doses para D1 acabaram ontem”, explica.

Objetivo

O gestor municipal acrescenta que, a médio prazo, a população vacinada está fazendo a diferença nos números, principalmente de internações no setor Covid e na UTI do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). “Para alcançarmos o efeito rebanho de proteção, temos que ter no mínimo 70% da população vacinada com a primeira dose”, argumenta.

Se espera chegar nestes números em meados de agosto ou setembro para então começar as flexibilizações. “O avanço da vacinação e os cuidados que as pessoas estão tomando são reflexos deste controle da Covid-19, apesar de ainda computarmos casos novos nas últimas quatro semanas”, completa.

Para entender o índice de 50%

A Prefeitura de Venâncio Aires considerou a porcentagem de 50% da população adulta vacinada com a primeira dose no quantitativo total de 53,9 mil adultos, de uma população total de 71 mil habitantes no município. Os números foram extraídos do último Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), adicionando a estimativa de crescimento do número de adultos e jovens, que gira em torno de 7%. O número de jovens, de zero a 17 anos é de 17,1 mil.

Vacina para jovens de 12 a 18 anos

Segundo Jarbas, após conseguir vacinar toda a população geral acima dos 18 anos, deve ser iniciada a fase de imunização em jovens de 12 a 18 anos com a vacina Pfizer – a única liberada e autorizada, até agora, para imunizar este público. Até dezembro, o Brasil deve receber ainda 100 milhões de doses da Pfizer. “Esta etapa vai iniciar só em setembro”, projeta.

*Colaborou Eduarda Wenzel

LEIA MAIS:

Vacinação terá aplicação de segundas doses nesta terça e quarta



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido