Começa na segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Neste primeiro momento, a prioridade é vacinar idosos e trabalhadores da saúde. Em Venâncio Aires, a meta é imunizar 9.509 idosos e 1.303 trabalhadores.
A imunização será feita em todos os postos de saúde do município. A informação repassada pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura, é de que a vacinação será feita do lado de fora das unidades. No posto de saúde Central, por exemplo, a campanha ocorrerá no pátio da Farmácia Municipal.
A campanha estava prevista para ocorrer em abril, mas foi antecipada em função das confirmações de coronavírus no Brasil. Ao todo, no país serão 75 milhões de doses disponibilizadas. A campanha vai privilegiar gestantes, puérperas, crianças de até seis anos de idade, idosos e outros grupos de pessoas que trabalham na área de segurança e população carcerária.
Etapas
Primeiro grupo – Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
Segundo grupo – Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Terceiro grupo – Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, a partir de 9 de maio.
Importante
Segundo a médica infectologista Sandra Kudsen, a vacina da gripe não protege contra o coronavírus, mas é muito importante porque os sintomas são os mesmos. A imunização é uma forma de ter menos casos de gripe ocupando serviços de saúde e hospitais. “É importante lembrar que a gripe também pode ser uma doença grave”, ressalta.