Foi confirmado, na terça-feira, 10, o primeiro caso de dengue já registrado em Mato Leitão. Um morador de Vila Kroth, no interior do município, testou positivo para o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com a agende de endemias, Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, trata-se de um caso importado, já que o homem de 20 anos morava em Venâncio Aires e se mudou há pouco tempo para Mato Leitão. Ele foi diagnosticado após procurar atendimento médico por conta dos sintomas.
Com a confirmação do caso, a agente de endemias deve realizar um trabalho de vistoria no interior do município, a fim de identificar a existência de larvas do mosquito. “A preocupação é que, a partir da confirmação do primeiro caso, se houver o mosquito transmissor, a doença se alastre”, alerta.
Tatiana reforça a necessidade de todas as pessoas eliminarem possíveis criadores de mosquito, como objetos, plantas e entulhos que acumulam água. “Pelo menos uma vez por semana, pode ser nos fins de semana, as pessoas precisam fazer uma vistoria no pátio de casa e eliminar esses criadouros. Até mesmo uma tampinha de garrafa ou casca de ovo jogada no quintal podem acumular água e criar os mosquitos”, ressalta.