Com a chegada de duas novas remessas de vacina contra a Covid-19, uma na semana passada e outra nesta, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu intensificar a aplicação dos imunizantes em idosos. Segundo a enfermeira Carla Heinen Stöhr, até o dia 19 deste mês, 313 pessoas já haviam recebido a primeira dose do imunizante, o que inclui profissionais de saúde e idosos.
Para esta semana, a previsão é que sejam aplicadas 230 doses, referentes às últimas duas remessas que chegaram. De segunda a quarta-feira, foram aplicadas 120 doses e, para hoje e amanhã, está prevista a vacinação de 110 pessoas. Todas elas são referentes à primeira dose da vacina. “Pretendemos vacinar todas as pessoas com 70 anos ou mais nesta semana”, projeta a enfermeira.
As 20 doses destinadas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) para a faixa etária entre 65 e 69 anos devem ser aplicadas na próxima semana, provavelmente na segunda-feira, 29. Com isso, Mato Leitão deve alcançar quase 11% da população imunizada contra a Covid-19 com a primeira dose. Além disso, até o dia 19 de março, 90 pessoas já tinham recebidos as duas doses.
As aplicações estão sendo feitas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, onde funciona a sala de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde já tem o levantamento de todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha neste momento. Os atendimentos estão sendo agendados pelas agentes comunitárias de saúde, principalmente para que não acontença desperdícios de doses e para evitar aglomerações.
Alegria
A aposentada Loraci Teresinha Hinterholz Schwengber, 74 anos, foi uma das pessoas a ser imunizada na manhã de ontem. Ela foi até o posto de saúde acompanhada da filha, a enfermeira Daniele Schwengber, 37 anos, e nem precisou descer do carro para receber a vacina. A moradora do Centro conta que estava ansiosa por esse momento.
O marido, que tem 77 anos, já tinha sido vacinado na semana passada, o que também causa alívio para a família. Daniele destaca que é uma felicidade muito grande poder acompanhar a mãe neste momento e saber que os pais já foram imunizados com a primeira dose da vacina.
Morador do Centro, Dalirio Michels, 73 anos, também recebeu a primeira dose do imunizante na manhã dessa quarta. Ele conta que estava ansioso aguardando a chegada desse momento e ressaltou a importância da vacina como forma de prevenção da Covid-19. “Já estava pronto para fazer, só esperando me chamarem. Fiquei muito contente quando me avisaram o dia que era para vir [no posto de saúde]”, compartilha.
Atendimentos
- De acordo com o secretário municipal de Saúde, Arcênio Maldaner, toda a equipe da Secretaria de Saúde está muito empenhada no trabalho relacionado ao coronavírus, buscando melhorar ainda mais o atendimento e garantir a segurança dos pacientes. “Está dando um bom resultado”, avalia.
- Maldaner ainda observa que, desde o fim de semana, quando foi realizada mais uma edição do plantão de atendimento na UBS Central para pacientes com sintomas da doença, está sendo possível perceber uma queda na procura por atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 tanto no Centro quanto em Vila Santo Antônio, onde funciona a outra unidade de saúde.
- A Secretaria de Saúde também se organizou com a compra de dez tubos novos de oxigênio para garantir um estoque para atendimento de pacientes. Também houve aumento na aquisição de medicamentos, principalmente os que são usados no tratamento de pessoas positivadas para a doença.