Na tarde desta terça-feira, 19, Mato Leitão recebeu as dez primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Elas foram retiradas na sede da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Cruz do Sul, pelo servidor público Inácio Bitsch, 63 anos, que atua no Município desde 1993.
A primeira pessoa da Cidade das Orquídeas a receber a vacina foi a enfermeira Kátia Cristine Heinen, 33 anos, responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. A profissional, que atua há dez meses na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, atende, diariamente, pacientes com sintomas suspeitos de coronavírus. Além disso, ela aplica os testes rápidos para diagnóstico da doença e realiza a coleta de material de pessoas com suspeita para que ele seja encaminhado para análise.
Além de Kátia, a técnica em enfermagem Leticia Carvalho, 37 anos, também foi vacinada na tarde desta terça. As outras oito doses serão aplicadas nesta quarta-feira, 20, também em profissionais de saúde que atendem pacientes com quadros de síndrome gripal. Eles atuam tanto na UBS Central quanto do posto de saúde de Vila Santo Antônio, no interior do município.
As doses da CoronaVac foram aplicadas nas duas profissionais de saúde pela auxiliar de enfermagem Susana da Conceição Lopes, 49 anos, que trabalha na UBS Central há 23 anos. Ela é técnica em Enfermagem e atua como vacinadora em Mato Leitão.
LEIA MAIS:
Covid-19: confira quantas doses da vacina cada município da região vai receber