Mato Leitão tem dois pacientes hospitalizados por causa da Covid-19

-

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Mato Leitão na sexta-feira, 28, informa que o município tem dois pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, por causa da Covid-19. Ainda conforme a pasta, o número de casos ativos é 26 e o total de pacientes diagnosticados com coronavírus desde o início da pandemia subiu para 757, dos quais 723 estão curados.

De acordo com a enfermeira de referência no atendimento da Covid-19 em Mato Leitão, Luciane Salvalaggio Sebastiany, desde a última semana é possível perceber uma estabilização no número de casos ativos da doença e, ao mesmo tempo, um aumento no número de realização de exames PCR, o que acarreta no crescimento da quantidade de casos suspeitos da doença no município.

Segundo a profissional, a realização de testes rápidos também tem crescido, porque tem se percebido a importância de adotar o protocolo de aplicação de testes rápidos em crianças cujos familiares próximos testaram positivo para o coronavírus ou estão com suspeita, quando há permissão das famílias. “Por causa da questão escolar agora, se a criança já tem o anticorpo, isso nos permite ter uma margem de 90 dias que não vai ser qualquer coriza, tosse ou espirro que vai afastar ela e a família”, explica.

Cuidados

A enfermeira também reforça a necessidade das famílias estarem atentas, em especial por causa da mudança de temperatura, a qualquer sintoma suspeito de Covid-19, e, com a presença deles, não levar o aluno para a escola.

“As pessoas podem procurar o serviço de saúde que está bem aberto para acolher e tirar dúvidas”, destaca, ao observar que isso é fundamental para manter as aulas presenciais. Luciane ainda compartilha que, semanalmente, a Secretaria de Saúde mantém contato com as direções da escola para avaliar a situação e discutir a adoção de novas medidas para melhorar a comunicação e o atendimento.

Para a profissional, também é possível perceber um relaxamento geral das pessoas, até mesmo pelo cansaço, devido ao tempo de duração da pandemia. Mas ela ressalta que é necessário reforçar a prevenção e alerta para o risco das pessoas pensarem, quando surgem os sintomas, que se trata apenas de uma gripe.

Por isso, a enfermeira salienta a necessidade do paciente com suspeita ou confirmação buscar pelo atendimento o mais precoce possível para evitar o agravamento do quadro clínico e de uma possível internação. “É primordial que pessoas positivadas que tenham qualquer sinal de piora procurem pelo atendimento”, acrescenta. Luciane também pede que cuidadores de idosos sigam com as medidas de prevenção ao ter contato com esse público.

Foto: Taís Fortes/Folha do Mate

“A nossa arma mais importante, enquanto não tem vacina para todo mundo, é o uso de máscara, ter cuidado com a higiene das mãos e o distanciamento.”

LUCIANE SALVALAGGIO SEBASTIANY – Enfermeira

Boletim da Covid 28.05

• Casos confirmados – 757
• Casos ativos – 26
• Internados na UTI do HSSM – 2
• Óbitos – 6
• Curados – 723
• Testes rápidos realizados – 770
• PCR realizados – 781
• Aguardando resultado do PCR ou ainda não foi coletado material – 32

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido