Mês para refletir sobre a saúde mental

-

Refletir sobre a saúde mental não deve ser uma tarefa apenas para janeiro, mês no qual é desenvolvida uma campanha a respeito dessa temática. A Janeiro Branco, criada em 2014, objetiva estimular as pessoas a refletir sobre os cuidados e ações que desenvolvem em prol do bem-estar emocional.

Segundo profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Venâncio Aires, estar atento e ser cuidadoso com a saúde mental pode ser algo muito mais fácil e do que parece. A equipe destaca que atividades simples e que podem ser colocadas em prática diariamente são grandes aliadas. Priorizar o autocuidado, prestar atenção na autoestima, realizar atividades de lazer, praticar exercícios físicos, traçar planos e objetivos, buscar estar bem consigo, exercitar o pensamento positivo e agradecer são grandes aliados na busca por uma saúde mental de qualidade.

Segundo a psiquiatra Camila Genz Kistemacher, o cuidado com a saúde mental pode começar já na infância. Um exemplo disso, é os pais adotarem como hábito ensinar os filhos a brincarem e terem momentos de lazer. “Isso é tão importante quanto estimular o estudo. É criar saúde mental”, salienta.

REDES SOCIAIS

A psicóloga Camile Luiza da Rosa observa que nesta época do ano é comum que o uso das redes socais cause ansiedade em alguns indivíduos. “Isso acontece quando as pessoas pensam que o outro faz coisas que elas não estão fazendo. Sabemos que nem sempre o que está sendo mostrado é real, mas gera angústia por ela não fazer aquilo que todo mundo está fazendo”, comenta.

A respeito disso, a psiquiatra Ivone Claudia Cimatti pondera que, por mais que as pessoas saibam que a vida não é apenas o que é exposto nas redes sociais, elas passam a acreditar que pode ser. “Nunca vai ser. Não existe uma vida só de fatores e acontecimentos bons”, acrescenta. Para as profissionais do Caps II algo importante nesses casos é olhar para aquilo que se tem e procurar algo que causa prazer, valorizando as conquistas próprias.

APOIO

Conversar com as pessoas, procurar ajuda profissional e compreender que não é necessário resolver todos os problemas sozinhos são passos importantes na busca por uma saúde emocional de qualidade. Em Venâncio Aires, o auxílio pode ser procurado inicialmente junto aos postos de saúde do município, com os profissionais da rede de atenção básica.

Depois disso, caso seja necessário, o paciente é encaminhado para atendimento especializado, que pode ser no Caps, onde terá o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, composta por psiquiatra, psicóloga, assistente social, enfermeira, técnica em enfermagem e neurologista.

No caso de familiares e amigos que percebem que alguém próximo está passando por alguma dificuldade emocional ou enfrentando quadros de depressão e ansiedade, as profissionais reforçam que algo importante é se colocar à disposição para ouvir, sem julgar o outro ou a si próprio por não conseguir encontrar rapidamente uma solução para o fato em questão. “Às vezes basta uma escuta empática para que a situação fique menos pior”, observa a psicóloga Camile da Rosa. Por isso, olhar para o outro com compaixão e buscar compreender que problemas acontecem se torna essencial.

Outro aspecto que exige atenção é que quando a saúde mental não vai bem, as pessoas podem ter alterações hormonais, adoecer fisicamente, inclusive com a presença de sintomas físicos, como dores. Queda da imunidade, obesidade e dificuldade no sono também podem ser comuns.

Cuidar de si x ser egoísta

Conforme a psiquiatra Ivone Claudia Cimatti, muitas pessoas confundem a ação de pensar em si, com o fato de ser egoísta. “Ser egoísta é atropelar a qualquer custo para conseguir aquilo que você quer”, esclarece. A profissional ainda destaca a necessidade de cada indivíduo adotar como hábito o cuidado próprio. “Se você não estiver bem como vai ajudar o outro? E se você só olhar para o outro, quem vai cuidar de você?”, reflete.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido