Mesmo com 25% da população imunizada, Passo do Sobrado registra mais de 100 casos de Covid-19 no mês

-

Passo do Sobrado registra um dos meses com mais casos de Covid-19. Em maio, foram 108 novos infectados pela doença, somando ao todo, até segunda-feira, 31 de maio, 690 casos, além de três óbitos nos últimos 15 dias. O número é alto comparado com a porcentagem de pessoas já vacinadas, que chega a 25,3% da população com a primeira dose. A segunda dose, que completa a imunização, já foi aplicada em 14%.

Conforme a vice-prefeita Celina Maria Fagundes da Rosa, que acumula a Secretaria de Saúde, mesmo com o elevado número de positivados no mês, a secretaria avalia que as ações do Município estão sendo positivas. “Continuamos com as mesmas orientações, tentando lembrar a comunidade das prevenções, dos cuidados necessários. Notamos que isso tem um bom resultado. Acredito que esses casos foram registrados por conta da alteração que o próprio vírus sofreu e também por causa das baixas temperaturas”, argumenta.

Porém, como em abril houve redução de casos, ela comenta que algumas pessoas deixaram a desejar nos cuidados contra o vírus e isso pode ter contribuído para o avanço da pandemia. “As pessoas querem voltar a ter uma vida normal. Quando começa a amenizar os casos, elas começam a sair de novo, e isso também tem ligação com a economia, que precisa se manter. Mas precisamos continuar orientando e conscientizando que os cuidados de higiene são para sempre, são cuidados que devemos manter mesmo depois dessa pandemia”, ressalta.

O plantão 24 horas do município, em parceria com Vale Verde, que iniciou em março, continua ativo. De acordo com Celina, mesmo tendo um alto custo para a Prefeitura, esse plantão deve se manter, pois ajuda muito os positivados, principalmente no pós-Covid. “No início, fizemos um contrato do plantão de forma emergencial, mas o Município vai manter esse serviço. Precisamos deixar nossa comunidade bem amparada”, frisa.

Vacinação

  • Conforme a vice-prefeita, a vacinação está sendo bem organizada e com bom resultado em Passo do Sobrado. Até o último levantamento, na terça-feira, 1º, eram 1.664 pessoas imunizadas com a primeira dose e 926 com a segunda. “Pessoas com comorbidades, maiores de 18 anos, também já receberam a vacina. Estamos caminhando bem”, observa.
  • Para a secretária de Saúde, essa é a melhor solução para amenizar a pandemia, pois com as pessoas imunizadas, os casos devem diminuir. “Essa é a melhor solução e isso é comprovado. Por isso, devemos conscientizar as pessoas que devem procurar a vacina quando chegam a sua vez”, completa.

notícias últimas Folha do Mate

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido