Rogênio Siebeneichler foi uma das 565 pessoas que receberam a segunda dose no sábado (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)
Rogênio Siebeneichler foi uma das 565 pessoas que receberam a segunda dose no sábado (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

“É nossa única defesa.” A opinião, que pode bem servir como alerta, é do aposentado Rogênio Siebeneichler, 63 anos. A fala dele vai para aquelas pessoas que já tiveram a oportunidade de receber a segunda dose contra a Covid, mas que podem estar com alguma dificuldade para ir aos locais de vacinação ou apenas esqueceram que o ciclo precisa ser fechado.

Siebeneichler, que mora na Linha 17 de Junho, interior de Venâncio Aires, foi uma das 565 pessoas com mais de 63 anos que foram ao Parque do Chimarrão no sábado, 3, para fazer o complemento da AstraZeneca, vacina recebida em 10 de abril. O aposentado estava sozinho porque a esposa, Mariângela, tem 56 anos e ainda aguarda pela segunda dose. “Tem que fazer e espero que todo mundo faça. Assim como da gripe. Sempre fiz e vou continuar fazendo”, concluiu.

Embora o número de vacinados no fim de semana tenha sido expressivo, cerca de 100 pessoas que poderiam ter recebido a segunda dose, não compareceram. Quem não foi, deve ficar atento aos dias e locais que são disponibilizados, durante a semana, para complementar a imunização.

Nesse sentido, a Prefeitura deve iniciar, nos próximos dias, uma busca ativa por idosos que estão com a segunda dose atrasada. “Ainda estamos digitalizando todas as informações, mas dos que estão em atraso, a maioria tem mais de 80 anos”, revelou a vice-prefeita, Izaura Landim, que participou da ação no fim de semana. Segundo ela, a ação específica deve contar com o apoio de agentes comunitários de saúde, para chegar até a casa dessas pessoas.

País

Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 3,8 milhões de brasileiros que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid não foram receber a segunda e estão com o esquema vacinal atrasado. O número corresponde a 15% de quem deveria ter ido a um posto de saúde fechar o ciclo.

Vacinação Solidária

Durante a ação de sábado, foram recebidas doações de alimentos para a campanha ‘Vacinação Solidária’. Segundo a vice-prefeita, Izaura Landim, mais de 5,5 toneladas já foram arrecadadas em Venâncio Aires.