Atendendo a um pedido da Secretaria Municipal de Saúde, que tem percebido o aumento progressivo da procura de pacientes ambulatoriais com sintomas de Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Cruzeiro, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) ampliou o atendimento junto ao Pronto Atendimento (PA).
Agora, além de urgências e emergências, ambulâncias de municípios vizinhos, do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e pacientes com classificação amarela serão atendidos diretamente no local. O secretário da Saúde, Tiago Quintana, explica que no pico anterior da pandemia, em março e abril de 2021, o hospital foi fundamental no acolhimento de todos os casos graves, fechando o Pronto Atendimento para ampliar leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid.
“Agora, no entanto, a maior demanda é ambulatorial e podemos contar, mais uma vez, com a compreensão do hospital na reabertura do PA para auxiliar nesse atendimento”, destaca. Atualmente, o Município mantém sete médicos atendendo em regime de Plantão de urgência e emergência os quatro municípios da microrregião, sendo quatro na UPA, dois no HSSM e um no Samu.
Além disso, a Prefeitura está com processo seletivo aberto para contratação de mais sete profissionais médicos para a rede de atenção básica, o que deve dobrar a capacidade de atendimento nas unidades de saúde nos próximos meses.