O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) tem um novo presidente. O corretor de imóveis, Juliano Angnes, de 43 anos, foi eleito na noite desta quarta-feira, 17, durante assembleia na Associação dos Funcionários do HSSM.
Angnes, que foi secretário na gestão anterior, encabeçou chapa única, e estará à frente da diretoria até maio de 2023. O mandato geralmente é de dois anos, mas em maio de 2021, quando deveria ter acontecido a eleição, a pandemia ainda era algo longe de um possível fim. Dessa forma, para dar continuidade ao trabalho, foi acordado que Luciano Spies ficaria no cargo por mais seis meses.
Passado o período, a partir de agora o presidente eleito diz que o principal objetivo é seguir com o equilíbrio financeiro, já que, durante alguns meses de 2021, a instituição chegou a registrar superávit. “A principal meta é manter o equilíbrio financeiro, mantendo o engajamento da comunidade e do poder público, pois sem eles corremos o risco de novamente ter uma crise. Então precisamos que a comunidade abrace a causa, juntamente com a Prefeitura”, destacou Angnes.
O novo presidente revelou que, inicialmente, assumir o posto não lhe passava pela cabeça, mas que a preparação para isso acontece desde 2017, quando o então presidente, Oly Schwingel, o convidou para ser secretário. “Nos últimos anos a participação foi mais intensa e acompanhei toda a crise financeira com o Luciano, nas decisões mais importantes eu estava junto na diretoria. Depois a pandemia, aquele março traumático para a cidade e, a partir daí, fui me inteirando cada vez mais. Isso vai nos deixando ‘calejados’ para assumir esse imenso desafio.”
Expectativa
Embora espere por um mandato mais ‘tranquilo’ em relação ao seu antecessor, Juliano Angnes projeta muito trabalho. “Tem mais de 30 obras previstas já a partir de 2022, como a UTI Pediátrica e um Centro de Diagnóstico de Imagem novo, com a ressonância magnética. Então tem bastante coisa para coordenar. Serão obras planejadas para que não afetem o atendimento às pessoas, mas, caso ocorram transtornos, é para melhoria de quem busca o atendimento.”
Sobre os nomes que integram a nova diretoria (veja box), Angnes diz que a escolha é uma mescla de novos com nomes que já estavam antes, de pessoas ligadas ao hospital ou com o setor de saúde.
Diretoria 2021/23
- Presidente: Juliano Angnes
- Vice Presidente: Marcelo Farinon
- Secretário: Ricardo Luiz Haas
- Vice-secretário: Jonas Kunrath
- Tesoureiro: Marcelo André Müller
- Vice-tesoureiro: Paulo Romeo Coitinho Abrahão
- Suplente: Roberto Deves Viana
“O maior mérito do trabalho foi aceitar ajuda de todos os lados”, avalia Spies
A eleição marcou a despedida de Luciano Spies da diretoria. Depois de dois mandatos como vice-presidente (2015-2017 e 2017-2019), ele estava na presidência desde maio de 2019. Para o advogado, que durante o mandato enfrentou uma das piores crises financeiras da instituição e a pandemia, o maior mérito foi aceitar ajuda de todos os lados, mostrando seriedade e transparência.
“Preciso destacar que não fiz nada disso sozinho. Aceitamos o auxílio do Município na criação da comissão de recuperação financeira, buscamos emendas de todos os partidos e testemunhamos uma das maiores uniões políticas que Venâncio já viu. Todas as lideranças políticas se mobilizaram e tivemos apoio da comunidade e das empresas. Elevamos a credibilidade da instituição e todas foram ações cruciais no processo de recuperação.”
Pessoalmente, Spies entende que lidar com a crise de 2019 foi mais desgastante que a pandemia. “Tive de demitir nosso administrador e nosso diretor financeiro, assim como outros 30 funcionários, buscando a redução de custos, o que sobrecarregou muitas pessoas. Ao mesmo tempo, lidávamos com pressão de sindicatos, fornecedores, bancos e as soluções eram todas a médio e longo prazo. Esse período exigiu muita dedicação, envolvimento, trabalho árduo em negociações e busca de recursos. Foi um trabalho de muitas mãos e creio que foi o mais difícil de ser vencido.”
Sobre a pandemia, o ex-presidente destaca que o hospital trabalhou no limite da estrutura física, humana e de equipamentos. “E nunca deixamos de ter apoio financeiro do Município, que sempre efetuou os repasses. Mesmo no momento mais crítico, em fevereiro e março de 2021, eu já podia contar com o atual administrador, Fernando Siqueira, coordenando todo o trabalho administrativo, e com o nosso diretor técnico, Guilherme Fürst Neto, coordenando as equipes técnicas.”
Futuro
Luciano Spies não integra mais a diretoria de forma direta, mas diz que segue à disposição do hospital, no qual faz parte da assessoria jurídica há mais de 17 anos. “A diretoria sabe que pode contar comigo, não apenas como assessor jurídico, mas como um consultor, sempre que precisar. Já me coloquei à disposição do Juliano para, sempre que achar necessário, participar das reuniões.”
“Esse talvez seja o maior legado dessa gestão: entregar o hospital com as contas em dia, com o valor do 13º em caixa, em vias de ser acreditado e estando com todas as parcerias alinhavadas, projetos e formas de financiamentos definidos, de forma a viabilizar diversas obras grandes sem desembolso por parte da instituição.”
LUCIANO SPIES – Presidente do HSSM entre 2019 e 2021